Os estudantes do curso de Serviço Social da UERJ votaram paralisar as atividades neste dia 14 exigindo justiça para Marielle e Anderson. Em uma assembleia com mais de 80 pessoas, a tônica foi a necessidade de uma forte mobilização para que este crime, que completará um ano no dia 14, não passe impune.

Frente a várias falhas na investigação, que não explicitou uma série de questionamentos que vão desde o armamento usado, as câmeras da CET Rio desligadas na hora e local do assassinato, até os interesses por trás do assassinato, os estudantes apontam a cumplicidade do próprio estado no crime no qual fortes indícios apontam para que os assassinos tinham treinamento militar, assim como o assassinato ocorreu logo após o início da intervenção federal que colocou tropas nas ruas do Rio de Janeiro para reprimir a juventude pobre e negra.

Reproduzimos no parágrafo abaixo a resolução da assembleia:

Os estudantes de Serviço Social da UERJ reunidos em assembleia dia 12/03, diante do 1 ano do brutal assassinato de Marielle e Anderson decidiram em paralisar no dia 14/03 para exigir justiça por Marielle. Diante da prisão de um ex-policial e um policial reformado acusados de matar Marielle e Anderson, devemos construir uma forte mobilização para responder quem mandou matar a Marielle e que imponha ao Estado uma investigação independente. Também chamamos ao DCE, entidades estudantis, professores, ASDUERJ e SINTUPERJ para apoiar ativamente essa paralisação e construir o dia 14 com paralisações e atos em locais de trabalho e estudo e ocupando as ruas por justiça por Marielle, pois apenas a mobilização independente é capaz de dar justiça à Marielle e Anderson!

Neste dia, os estudantes paralisados irão em bloco para o Festival por Marielle e Anderson (confira aqui o evento, levantando a necessidade de uma mobilização independente dos estudantes ao lado dos trabalhadores, sindicatos, organismos de direitos humanos, intelectuais e toda a sociedade civil, para exigir do Estado meios e ferramentas para a constituição de uma comissão independente de investigação poder ir a fundo em todos os dados colocados em sigilo pela Delegacia de Homicídios.

O CASS UERJ, junto aos estudantes da Geografia (que junto ao CAGEO também irão paralisar) chamam todas entidades estudantis, Centros Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes, a apoiarem ativamente esta paralisação, assim como a Associação de Docentes (ASDUERJ) e o Sindicato dos Trabalhadores (SINTUPERJ).