A crise de representatividade que escancara a farsa da “democracia” estadunidense, onde sequer o voto direto é computado, sendo a eleição final feita por meio dos delegados dos colégios eleitorais, segue vigente. Donald Trump, atual presidente republicano, não reconheceu sua derrota para o democrata Joe Biden diversos dias após o anúncio de sua vitória eleitoral.

Na manhã desse domingo, Trump sinalizou o reconhecimento de sua derrota por meio de um tuíte. Na mensagem veiculada em sua rede social, o presidente disse: “Ele ganhou porque a eleição foi manipulada. NENHUM FISCAL DE VOTO OU OBSERVADOR permitido, votos tabulados por uma companhia privada da esquerda radical, Dominion, com má reputação e equipamento vagabundo que não conseguiu sequer se qualificar no Texas (no qual eu ganhei de longe), a mídia falsa e silenciosa e mais!”

Duas horas depois, após a repercussão, Trump retrocedeu e afirmou em novos tuítes: “Ele só ganhou aos olhos da MÍDIA DA FAKE NEWS. Eu não reconheço NADA! Nós temos um longo caminho a percorrer. Essa foi uma ELEIÇÃO MANIPULADA!”

Em meio ao desespero pela sua derrota, Trump tenta descobrir a melhor tática de enfrentamento a Biden, tendo perdido apoio inclusive entre setores da burguesia que estavam ao seu lado, como a emissora Fox.