Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

Os trabalhadores decretaram greve devido as “paradas de manutenção” que aumentam a quantidade de operários na refinaria, colocando a vida dos trabalhadores em risco, sem realização de testagem e isolamento social ou qualquer garantia médica.

Com o crescente de números de óbitos e pico da pandemia no país, a Petrobras ignora a gravidade do coronavírus e impõe para os trabalhadores que trabalhem nessas condições de crise sanitária. Ao menos dois trabalhadores da REPAR morreram de covid e outros foram contaminados. E mesmo assim a Petrobras segue com a linha de seguir trabalhando normalmente, com aval do próprio judiciário, que além de criminalizar o direito de fazer greve dos trabalhadores, ajuda a ocultar os números de mortes dos trabalhadores vítimas do coronavírus.

Quem administra a Petrobras são os militares e os grandes empresários que mostram sua faceta negacionista e anti operária, desconsiderando a vida dos trabalhadores e de seus familiares. Segundo confirmações do sindicato petroleiro do Paraná, dois trabalhadores dessa plataforma morreram de covid-19 e ainda a Petrobras segue irredutível em seguir trabalhando normalmente.

A luta na REPAR contra o descaso da Petrobras na pandemia, ecoa outras paralisações no sistema Petrobras com a mesma pauta, como vimos na RLAM, REMAN, e REGAP. Essa pauta junto a pauta nacional de luta contra a privatização poderia ser muito mais forte se ocorressem mobilizações unificadas de todas unidades.

O Esquerda Diário apoia a luta dos petroleiros do Paraná e de todo país em defesa de suas condições sanitárias e contra as privatizações em todo o sistema Petrobras.

LEIA MAIS: Amanhã petroleiros da REPAR entram em greve contra descaso da Petrobras na pandemia