Um dos trabalhadores presentes relatou que trabalhava na Embraer, mas foi demitido durante seu tratamento médico para trombose que foi causada pela Covid-19. Além disso, sua esposa estava passando por um tratamento, com necessidade de cirurgia urgente, correndo risco de morte e enquanto isso, o convênio Sulamérica, que era pago pela empresa apenas até o fim do mês, criou uma série de barreiras para postergar a cirurgia.

O Esquerda Diário foi uma ferramenta usada para expressar essa denúncia, que você pode conferir aqui e para fortalecer a luta desse trabalhador que era também a realidade de tantos outros da Embraer, que realizou uma demissão em massa de 2500 trabalhadores, e de outros locais de trabalho que estão contando com fortes demissões.

A partir dessa experiência, em que foi possível alcançar o tratamento do convênio a partir de fortalecer a denúncia, o trabalhador declarou que é preciso se organizar e que o Esquerda Diário tem uma força para potencializar essa construção e para que ninguém se veja sozinho na luta contra os patrões e os governos. Declarou que temos que ver que "Sozinhos não podemos vencer, mas juntos somos imbatíveis".

Uma conclusão que nós do Esquerda Diário queremos fortalecer para que esteja presente em cada local de trabalho desse país, por isso que queremos fazer da nossa mídia um instrumento ainda maior de denúncias, lutas e política da classe trabalhadora.