Hoje a polícia militar do Rio Janeiro, sob ordens do governador Luiz Fernando Pezão, conhecido defensor da redução da maioridade penal, reprimiu manifestação de moradores do complexo do Alemão. Os moradores protestavam pelo segundo dia seguido contra a violência e assassinatos cometidos pela polícia na região.
Esta violência policial matou, pela contagem da própria polícia, 4 pessoas, incluindo um menino de 10 anos de idade. A ação da polícia primeiro em matar moradores, seguido de humilhar os moradores como relata o pai do menino morto. Segundo ele, o policial que matou seu filho falou que “havia matado um vagabundo”, e agora reprimindo as manifestações que exigem paz e justiça escancaram a falácia do discurso de “cidadania” e “ordem” do governo do Estado do Rio de Janeiro, trata-se de um ordem assassina e repressora contra os trabalhadores e os negros. Uma “ordem” construída com impunidade policial e uma cotidiana e sistemática repressão aos moradores.

A intensa discussão acontecendo sobre a maioridade penal ganha vida ao ver as ações da polícia do Rio, que tal como outras no país não respeite nenhuma restrição de idade e mata meninos, até de 10 anos, desde que cumpram alguns requisitos mínimos, serem negros, filhos de trabalhadores, e moradores de morro.
Frente a esta situação movimentos de moradores estão organizando novas manifestações nos próximos dias para denunciar os assassinatos e exigir justiça. O portal Esquerda Diário acompanhará estas manifestações, estamos juntos aos moradores para denunciar a violência policial e lutamos por uma comissão de investigação independente do Estado e da polícia, liderada por moradores, intelectuais, e sindicatos para que os policiais criminosos sejam efetivamente investigados e punidos.