No último fim de semana foi cancelada uma peça Abrazo do grupo de teatro potiguar Clowns de Shakespeare, inspirada no texto “Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Após apresentarem a primeira sessão do espetáculo em Recife, os artistas foram informados de que a Caixa Cultural, quem financiava a realização do espetáculo cancelou as apresentações que estavam agendadas para este e o próximo fim de semana.

Uma clara censura por parte da Caixa, que se da crescente censura a exposições e apresentações, como a recente censura LGBTfóbica por parte da prefeitura de Crivella no Rio de Janeiro, a uma HQ que continha uma imagem de beijo entre dois homens.

O Esquerda Diário se solidariza com o grupo Clowns de Shakespeare e repudia todo tipo de censura, reflexo do fortalecimento de medidas autoritárias em meio ao governo Bolsonaro. Publicamos abaixo a nota oficial do grupo Clowns de Shakespeare.

NOTA OFICIAL

"No último sábado, dia 7 de setembro de 2019, após haver realizado a primeira apresentação do espetáculo Abrazo na Caixa Cultural Recife, fomos surpreendidos com o cancelamento da segunda sessão do dia, assim como das demais apresentações que seriam realizadas no dia seguinte.

Nesta segunda-feira recebemos um comunicado oficial da Caixa Econômica Federal informando a recisão do contrato relativo ao restante desta temporada, que se estenderia até o próximo domingo, 15 de setembro, sob a genérica alegação de descumprimento contratual.

Nenhum esclarecimento adicional nos foi dado, o que nos moveu a solicitar da Caixa o parecer jurídico e a decisão administrativa relativos a essa rescisão, com detalhamento para que possamos analisar e nos posicionar apropriadamente sobre o caso.

Até o momento estamos perplexos diante dessa atitude, uma vez que não reconhecemos qualquer indício de infração que pudesse ter sido eventualmente cometida, pois cumprimos com tudo que estava contratualmente previsto.

O contrato de patrocínio celebrado com a Caixa decorreu de edital no qual se habilitou e foi selecionado o Grupo Clowns de Shakespeare, dentro das normas legais de seleção de projetos.

Esperamos que essa justificativa, genérica e lacônica, seja esclarecida pela Caixa, de forma a possibilitar ao grupo defender-se de tal alegação.

Agradecemos o apoio maciço que estamos recebendo de diversos setores da sociedade, e voltaremos a nos pronunciar tão logo a nossa solicitação de esclarecimentos seja atendida pela Caixa."