Foto: Arquivo/Agência Brasil

Através da negociação de cargos, Arthur Lira vem tentando ampliar sua base de apoio para a candidatura à Câmara dos Deputados e já conseguiu o apoio de deputados do DEM da Bahia, estado de ACM Neto, presidente do DEM, que disse que “não irá fuzilar” quem votar em Lira.

Este racha só demonstra o quanto é fácil para partidos como o DEM de Rodrigo Maia e ACM Neto transitar entre as candidaturas de Baleia Rossi do MDB e do candidato de Bolsonaro.

Como demonstramos neste texto, a diferença entre Lira e Rossi é nula. Ambos são apoiadores do golpe institucional, da reforma da previdência, do pacote anticrime e de outros ataques aos trabalhadores. Tanto o DEM de Rodrigo Maia, principal articulador da candidatura do golpista Baleia Rossi, quanto o PP de Arthur Lira, tem sua mesma origem na Arena da Ditadura Militar.

Pode te interessar: Lira e Rossi defendem respeito ao teto de gastos para calcular novo auxílio emergencial

No entanto, setores da esquerda estão vendo nessa candidatura do MDB, articulada pelo DEM, uma alternativa para enfrentar Bolsonaro, embora esses próprios partidos demonstrem cotidianamente que estão juntos com Lira para atacar os trabalhadores e que a candidatura de Rossi não será um problema para o governo, como afirmou Michel Temer (MDB) em ligação para Bolsonaro.

Pode te interessar: A grande ausente