A ação de distribuição de gás para bairros pobres da cidade é parte das medidas da greve dos petroleiros para se ligar à população, poder dialogar sobre a importância da greve e ampliar apoios, o que é essencial neste momento.

Em cada uma das cidades foram 200 botijões distribuídos a menos de 40 reais para a população. Promovendo esse tipo de ação com o gás a preço justo, os petroleiros dão uma pequena mostra de que se a empresa estivesse controlada pelos próprios trabalhadores e livres de uma lógica de lucro e entrega dos recursos aos imperialistas, seria possível fornecer gás a preço acessível à população.

As ações foram organizadas pelos trabalhadores da Replan (Refinaria de Paulínia), em Campinas, e Regap (Refinaria de Betim), em Belo Horizonte. Essas ações já aconteceram também em Vitória (ES) e Alagoinhas (BA).

Ações “Robin Hood” como essas são muito importantes para a greve obter o apoio da população. Nesse sentido, é imprescindível que a CUT organize campanhas de apoio e divulgação ampla para que a luta superar esse bloqueio midiático que impede que essa luta seja divulgada e usada como exemplo para todos os trabalhadores do país.

Nós do Esquerda Diário estivemos impulsionando campanhas de fotos com a hashtag #SomosTodosPetroleiros durante as atividades. Estamos utilizando toda a nossa força com correspondentes de todo o país para ser parte deste bloqueio midiático, colocar nossa visibilidade para dar espaço a essa categoria que bravamente luta contra as demissões e as privatizações.

Somos todos petroleiros!