IMAGEM: Paulo Lopes / Futura Press

O Tribunal Especial de Julgamento aprovou neste sábado dia 24, por seis votos a quatro, o parecer do impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), sendo afastado por 180 dias. Sua vice, Daniela Reinehr, a qual teve a advogada de Bolsonaro compondo parte de sua defesa, também vem sendo investigada, permanece no cargo e assume o governo.

Carlos Moisés vem sendo denunciado por uma suposta prática de crime de responsabilidade na concessão de aumento para procuradores do estado, cujo aumento equivaleu aos procuradores de instâncias superiores. Tratando-se de uma prática sigilosa sem autorização legislativa, segundo a denúncia. O prazo de afastamento do governador começa a partir da próxima terça-feira (27).

O Tribunal que procedeu com o parecer é composto por cinco deputados da ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e cinco desembargadores do TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina). Com o avanço da tramitação desse processo, o caso será julgado por um tribunal misto, onde haverá coleta de provas, tomada de depoimentos, entre outros procedimentos.

Além disso, parlamentares de Santa Catarina também tinham aprovado a continuidade de um segundo pedido de impeachment de Moisés. Isso por haver um suspeita do mesmo cometer irregularidades na compra de 200 respiradores, sendo que apenas 50 foram entregues e também na tentativa de contratação do hospital de campanha de Itajaí-SC, no valor de R$ 100 milhões.

Novamente, vemos mais casos de Bolsonaristas e membros do PSL se envolvendo em esquemas de corrupção, demonstrando que de inovação sua política, não tem nada, mas sim se baseia em manter privilégios conforme convém esses políticos.