A Causa da Derrota

Nesse artigo de 1902, Rosa polemiza com Émile Vandervelde sobre a Greve Geral na Bélgica, que chegou a reunir mais de 350 mil trabalhadores, debatendo os motivos da i derrotada dessa importante luta.

E depois disso?

Escrito em março de 1910, quando Rosa travava um duro combate pela greve geral de massas, num ano permeado por intensos debates contra a estratégia de desgaste de Karl Kautsky.

Rosa Luxemburgo: O Que Quer a Liga Spartakus?

Este texto foi o programa, redigido por Rosa Luxemburgo, para a fundação do Partido Comunista Alemão (PCA), apresentado e aprovado pelo Congresso de fundação do PCA de 30 de Dezembro de 1918 a 1 de Janeiro de 1919.

Rosa Luxemburgo: O Que os Líderes Estão Fazendo?

Escrito em 7 de Janeiro de 1919, em meio ao processo de contra revolução na Alemanha, Rosa debate o papel dos lideres da socialdemocracia num diante da efervescente situação política naquele momento.

Rosa Luxemburgo: A Ordem Reina em Berlim

Último artigo escrito por Rosa Luxemburgo, em janeiro de 1919. Onde ela insere sua percepção sobre as causas da derrota da insurreição de janeiro em Berlim.

E para conhecer uma pouco mais da vida e obra dessa grande revolucionária, o Campus Virtual do Esquerda Diário tem o curso “O Marxismo de Rosa Luxemburgo”,
ministrado por Diana Assunção. São mais de 7horas de curso buscando aprofundar a leitura de que Rosa Luxemburgo foi parte de um mesmo marxismo com Lênin e Trótski.

“Rosa Luxemburgo foi parte de um mesmo marxismo com Lênin e Trótski e vamos batalhar por essa leitura no Brasil” - entrevista com Diana Assunção

Para saber mais sobre esse curso é só clicar aqui