A greve é pela reestrututação das carreiras, a reposição dos salários e a contratação de novos funcionários efetivos. Além disso, a insalubridade de diversos funcionários não é paga desde 2019, tendo atravessado uma pandemia sem recebe-lo. Esta foi uma conquista da última greve de 2019, assim como a reforma na sede que ainda não foi terminada e um novo concurso. Mas até hoje não tinham recebido qualquer resposta sobre as negociações com o governo, que tenta desgastar a mobilização.

Contudo, a direção do DETRAN emitiu um ofício ainda mais escandaloso que condiciona qualquer negociação a que a categoria volte ao trabalho! Afirmam que a greve foi premeditada, quando na realidade desde da última greve de 2019 que parte dessas reivindicações foram acordadas, como a contratação de servidores, sem nenhuma implementação por parte do governo.

Em meio à cada vez mais grave crise social, com inflação corroendo a renda das famílias, junto ao aumento da conta de luz, do gás de cozinha, somado a um desemprego cada vez maior, o governo do PT se nega a sequer negociar com os grevistas.

A crise social é de responsabilidade de Bolsonaro, Mourão, dos militares, mas também da direita neoliberal, do Centrão e dos governadores, são responsáveis por ele e pelos ataques contra nós. As manifestações do dia 12 de setembro, um fiasco dos bolsonaristas arrependidos, mostra que não é se unindo com a direita, mas combatendo ela junto a Bolsonaro, que é possível uma saída dos trabalhadores pra crise. O STF que aparece como herói da democracia, depois de ter sido parte da manipulação das eleições de 2018 que deram poder a Bolsonaro, é parte de aprovar uma série de ataques, agora pautando o mesmo Marco Temporal que Bolsonaro fala que é necessário para salvar o agronegócio.

Por isso que a greve do DETRAN-RN é um exemplo de luta dos trabalhadores, que fazem uma mobilização histórica da categoria. Mostra que o PT também governa para os capitalistas e por isso ataca os trabalhadores, e que tamanha intransigência não pode passar impune. Esse método de exigir o fim da greve para negociar foi feito pela MRV contra a greve vitoriosa dos 700 trabalhadores da construção da região de Campinas-SP, e também pelo governo Dória em São Paulo contra a greve de metroviários em defesa dos seus direitos. Na greve do DETRAN, já foram realizadas reuniões tanto com o governo do Estado quanto com a diretoria do DETRAN, onde foram feitas diversas promessas, enquanto anuncia concurso de 800 vagas pra polícia militar, uma instituição racista e que serve à defesa física da propriedade dos patrões, reprimindo as manifestações e greves.

Além disso, desde o início do governo Fátima a terceirização dentro avançou dentro do DETRAN, inclusive em atividades fins, que comprometem a qualidade do atendimento e abrem caminho para a privatização da autarquia. A terceirização é uma marca dos anos de governo federal do PT, em que a terceirização triplicou, e que no DETRAN abre caminho pra privatização e precariza o atendimento à população e as condições de trabalho. É necessário a defesa da efetivação das terceirizadas sem necessidade de concurso, para que elas tenham os mesmos direitos dos efetivos e possam se sindicalizar junto aos demais servidores!

ABSURDO: Trabalhador em greve do Detran-RN denuncia que o órgão público não tem CIPA

Frente a essa tentativa de desgaste da greve do DETRAN por parte do governo, é urgente buscar cercar de solidariedade a essa luta. Trata-se de uma luta do conjunto da população, pois se vence pode recuperar a confiança dos trabalhadores nas suas próprias forças. Por isso, é inaceitável que a CUT e a CTB, que dirigem a maior parte dos sindicatos do estado, sigam calados sobre essa greve, e não tomam nenhuma medida de solidariedade ativa.

Atuam de forma funcional à estratégia eleitoral de Lula e de Fátima, aliada com inimigos dos trabalhadores como os Alves, e realizar uma ampla campanha nos sindicatos de apoio a essa luta. Assim como UNE, também dirigida pelo PT e PCdoB, devem colocar as entidades estudantis em solidariedade a essa luta, como o DCE da UERN, dirigido pela Kizomba, da vereadora Brisa Bracchi (PT) que, assim como demais deputados, vereadores e senadores do PT, estão em silêncio sobre essa luta.

Chamamos ao conjunto da população a cercar de solidariedade a essa luta! Amanhã às 8h haverá um ato na Governadoria que irá reunir a categoria de Natal e dos interiores em uma importante demonstração de força com o governo. Chamamos a todas e todos que compareçam nesse ato, mas também que parlamentares da esquerda, como Robério Paulino do PSOL, se solidarizem e façam chamado de solidariedade à greve. O DCE da UFRN, dirigidos pelo PSOL, PCB E UP, que convoquem os estudantes da universidade a se somarem a uma campanha de apoio.

A CSP-Conlutas, que compõem parte da direção da categoria, vem levando apoio de dirigentes de sindicatos que dirigem no estado, como os bancários. É necessário chamar as bases das categorias para ampliar a solidariedade à greve e exigir dos sindicatos da CUT e CTB que façam uma campanha de solidariedade ativa a essa greve.

Nós do Esquerda Diário nos somamos todos os dias nos piquetes dessa greve convictos de que ela pode vencer, mas que é necessário romper o seu isolamento. Através da chapa Carcará, construída pela juventude Faísca e independentes, que concorre à direção do Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Marielle Franco, da UFRN, buscamos chamar os estudantes a saberem e apoiarem essa luta. Nossa perspectiva é de que o movimento estudantil pode contribuir para que as burocracias dos sindicatos do PT e PCdoB rompam a sua paralisia, e construam um plano de luta que unifique as lutas em curso, como a greve do DETRAN-RN junto aos trabalhadores da Rede TV em Osasco, e a luta dos povos indígenas em Brasília, e o conjunto da população. Esse seria um caminho concreto para construção de uma greve geral que pare o país pelo Fora Bolsonaro, Mourão e militares, contra os ataques do STF e dos governadores, inclusive do PT.