Alckmin na inauguração da Linha 13 Jade da CPTM no último dia 31 (Foto Bruno Santos/Folhapress)

A estação Oscar Freire da Linha 4 Amarela será inaugurada nessa quarta (4), com funcionamento restrito (das 10h às 15h), porém com cobrança normal da tarifa de 4 reais. Inicialmente, essa estação estava prevista para ser inaugurada no ano de 2010.

A Linha 4 Amarela, operada pelo consórcio Via4 CCR, teve atraso nas inaugurações de todas as estações. Quando foi assinado o contrato em 2006, havia previsão de inauguração do primeiro trecho em 2008 (incluindo as estações Butantã, Faria Lima, Pinheiros, Paulista, República e Luz) e do segundo trecho em 2010 (incluindo as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia).

Em 2007, porém, um acidente nas obras da estação Pinheiros matou 7 pessoas e atrasou as obras da linha. Com isso a primeira etapa das inaugurações se deu apenas entre os anos de 2010 e 2011 e as obras da segunda etapa se iniciaram apenas em 2012, com promessa de inauguração da estação São Paulo-Morumbi até a Copa de 2014. Porém a primeira estação da segunda etapa a ser inaugurada foi a estação Fradique Coutinho, no ano de 2014. A estação Morumbi ainda hoje não teve sua inauguração, agora prevista para julho de 2018. A última estação da Linha 4 Amarela, Vila Sônia, tem previsão de inauguração no final de 2019, quase 10 anos após o prazo prevista inicialmente.

Eleições X estações

Linha do tempo das inaugurações das estações nos governos tucanos em SP. (Fonte: Rede Brasil Atual)

Ainda nessa semana, a última do seu mandato antes de se afastar para concorrer ao cargo de presidente da república, Alckmin tem agendada a inauguração da estação Moema da linha 5 Lilás (na quinta-feira, 5) e de um trecho da Linha Prata do Monotrilho (na sexta-feira, 6). Dia 6 é seu último dia de mandato, quando assume o vice Márcio França do PSB. No último final de semana, dia 31/03, Alckmin inaugurou a Linha 13 Jade da CPTM, que liga a estação Engenheiro Goulart da Linha 12 Safira ao Aeroporto de Guarulhos. Em sua primeira gestão, o tucano prometeu entregar essa linha no ano de 2005.

No inicio de março o governador inaugurou ainda a estação Eucaliptos da Linha 5 Lilás (prometida para 2014) e, em janeiro, a estação Higienópolis Mackenzie da Linha 4 Amarela (também prevista inicialmente para 2014).

Além das inaugurações protagonizadas pelo governador tucano em exercício até dia 6 de março, ainda estão previstas inaugurações jpá sob o mandato do vice Marcio França. A estação Morumbi da Linha Ouro do Monotrilho, as estações Santa Cruz, Chacara Klabin, Campo Belo e AACD Servidor da Linha 5 Lilás, as estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15 Prata do Monotrilho e as estações Mendes e Varginha da Linha 9 Esmeralda da CPTM, tem sua inauguração prevista para o segundo semestre desse ano.

A única certeza que o povo pode ter é que durante esse ano eleitoral de 2018 o governo PSDB-PSB vai fazer de tudo para inaugurar novas estações para angariar votos nas suas campanhas eleitorais. Isso inclui inaugurações de trechos inacabados e sem total segurança para usuários e funcionários. Muitas estações estão sendo inauguradas com goteiras, infiltrações, e sem condições de trabalho adequadas para os trabalhadores metroferroviários. Os trabalhadores e o povo pagam pela sede de votos do governo, enquanto depois devem amargar alguns anos de promessas não cumpridas, que serão aceleradas apenas no próximo ano eleitoral.