Nesta terça, 15, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento da cobrança extra que é aplicada à conta de luz. O maior aumento será da bandeira vermelha 1, de 63,7%. A amarela terá seu preço aumentado em 59,5% e a vermelha 2, em 3.2%. A cobrança desses valores entra em vigor já em 1º de julho.

Esse aumento abusivo vai atingir em cheio os bolsos da classe trabalhadora, que já sente os impactos das crises econômica, social e política que atingem o país, está também ligado às privatizações levadas pelo governo.

Esse é só mais um exemplo em que o estado capitalista descarrega a crise nas costas da classe trabalhadora para manter os lucros das grandes empresas. A população que já se encontra diante de uma crise sanitária e econômica, com altos índices de desemprego e insegurança alimentar agora terá mais essa preocupação.

Nesse sentido, é necessário batalhar contra as privatizações e pela reversão de todas que já ocorreram, assim como reverter as reformas e demais ataques, como a trabalhista, da previdência e o teto de gastos, entre outros.