A região da Lomba do pinheiro é abastecida pela Estação de Tratamento de Água Belém Novo, na zona sul, que chegou no limite devido o aumento do consumo, a estação esteve com problemas nesta segunda-feira (28) e precisou de manutenção, operando com capacidade reduzida, segundo o DMAE qualquer outro problema poderá causar interrupção no abastecimento de água, isso pode ocorrer se faltar energia elétrica ou se realizada uma manutenção.

Moradores protestaram contra a falta de água trancando ruas no bairro.

Atualmente a água percorre um trajeto de 23 quilometros entre a estação até o bairro. Para ser solucionado o problema, o DMAE afirma que é necessario contruir uma estação que abasteça a região, pois entretando isso está longe das prioridades de Marchezan, que tem como projeto o desmonte total dos serviços públicos.

Todo ano a população trabalhadora das periferias de Porto Alegre enfrentam desabastecimentos de água no verão escaldante da região. O governo se nega a sanar o problema há anos mesmo enfrentando diversos protestos por parte dos moradores da região.

Esta situação mostra o descaso de Marchezan para com o povo trabalhador, que enfrentam dificuldades de abastecimento devido à política do prefeito de beneficiar o setor privado com a precarização dos serviços públicos e privatizações. Vemos as mesmas intenções na questão do transporte coletivo, por exemplo, aumentando a tarifa dos onibus todos os anos e recentemente retirando o direito dos idosos de até 65 anos de terem isenção, assim como o desmonte da Carris e suas tentativas de privatização.