Estamos vendo desde o ano passado uma série de ataques brutais à educação pública, tanto por parte do governo federal, quanto do estadual. No ano passado Dilma cortou só da educação mais de 1 bilhão de reais, deixou as universidades públicas a míngua e enriqueceu os tubarões do ensino privado. Já Sartori desde a campanha já fez piada com a educação, debochando do piso salarial dos professores, e não parou por aí, depois de eleito parcelou o salário dos servidores. No fim do ano passado usou a tropa de choque para reprimir manifestantes e garantir que seus projetos de ataque aos trabalhadores fossem aprovados na Assembleia Legislativa.

Nosso auditório está interditado há quase 3 anos, existem infiltrações por toda parte, classes e cadeiras ruins, além de toda a estrutura da escola estar muito precária, tudo isso porquê existe um projeto do governo do estado chamado PNO (Plano de Necessidade de Obras) que reformaria centenas de escolas por todo o estado, sendo o Cristóvão prioridade entre elas. Mas na prática ele está parado há anos enquanto as escolas literalmente estão caindo aos pedaços.

Recentemente os vereadores de Caxias do Sul aprovaram um reajuste em seus próprios salários, mesmo depois de terem aumentado abusivamente a tarifa de ônibus com a justificativa de “ajustar as contas”. Todos os governantes, desde o nível federal até o municipal estão em complô com os bancos e grandes empresários contra os trabalhadores e a juventude, defendemos que todo político ganhe como uma professora, e que o transporte público seja estatizado sob o controle dos trabalhadores e usuários!
Nesse momento os professores e funcionários do Cristóvão estão se mobilizando contra o governo Sartori e devemos estar nessa luta junto com eles para barrar os ataques promovidos para defender os lucros dos capitalistas.