O Estado de MG está acostumado com manchetes causadas pela ganância e irracionalidade capitalista. Foi cenário dos atos criminosos causados pela mineração da Vale, que levaram às tragédias de Mariana e Brumadinho. Em 2022, novas barragens como a da Vallourec em Nova Lima, a Usina do Carioca em Pará de Minas estão sob risco de rompimento.

Minas não vê chuvas como essas há quase trinta anos, porém isso não é um passe livre de responsabilidade para Zema (Novo), Bolsonaro (PL), e todos os governantes e empresários capitalistas. Zema e Bolsonaro além de não apresentarem planos de emergência, cortaram verbas de prevenção a desastres. Para além disso, todos os governos anteriores, inclusive o do PT, governaram o país e Minas Gerais atendendo aos interesses das mineradoras e da burguesia. Para revertermos a destruição de nosso planeta precisamos de uma saída da classe trabalhadora.

Leia também o depoimento de Elisa Campos, diretora do Centro Acadêmico de Filosofia da UFMG sobre a situação do estado nos últimos dias.