A manifestação “Domingo no Parque” aconteceu após a reversão da decisão de 2016 que proibia a construção de torres, pelo Grupo Silvio Santos, neste terreno. Este embate entre Zé Celso, responsável pelo Oficina e o Grupo Silvio Santos já dura 38 anos. Enquanto Zé Celso tem como objetivo um parque, a construtora tem como projeto levantar um Shopping Center no local.

O Teatro Oficina foi fundado em 1958 por José Celso Martinez Correa e está localizado na Rua Jaceguai, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O espaço sempre foi palco de grandes espetáculos de teatro, música, dança e as mais variadas expressões artísticas e performances.

Ao longo do tempo, o espaço foi sendo adaptado e transformado para que acolhesse todos os projetos e iniciativas culturais da melhor forma. Em 1966, após um incêndio que comprometeu boa parte da estrutura, o teatro deixou seu clássico formato de arena e teve seu espaço cênico transformado.

Em 1981, o Teatro foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) devido ao fato de ter se tornado referência artística e cultural, quebrando com o tradicionalismo e sendo a representação de um novo momento do teatro nacional.

No ano de 1991, a arquiteta Lina Bo Bardi em conjunto com Edson Elito, projetaram o novo Oficina, e o projeto foi eleito o melhor teatro do mundo na categoria "projeto arquitetônico" pelo The Observer, o jornal dominical do The Guardian. "Um espaço longo e estreito como uma rua em uma envoltória queimada de um antigo teatro que é assistido por uma empena de galerias construídas com andaimes", é como Rowan Moore, autor do artigo publicado no jornal inglês, descreve o projeto de Bardi. Diz ainda: "O Teatro Oficina tem ângulos de visão desafiadores, assentos duros e uma forma que é exatamente a que os teatros não deveriam ter, mas é tanto mais intenso precisamente por isso."

Com o objetivo de negociar uma solução para o embate houve uma reunião em agosto desse ano que contou com a presença de Zé Celso, o vereador Eduardo Suplicy (PT), Silvio Santos e o prefeito João Doria (PSDB) mas não houve acordo. Após a reunião, Zé Celso acusou Silvio Santos de ter oferecido a quantia de R$ 5 milhões para que ele cedesse. Procurada pela imprensa nesta época, a assessoria de Silvio Santos disse que não se manifestaria sobre a acusação de Zé Celso.

Outros encontros ocorreram neste espaço de tempo, até que no dia 23 de Outubro, o próprio CONDEPHAAT votou a favor do Grupo Silvio Santos acatando o recurso interposto pelos advogados do grupo. Houve votação, sendo 7 votos contrários ao Grupo Silvio Santos e 15 a favor. Segundo o CONDEPHAAT, este resultado permite que seja dada continuidade ao processo de obtenção do alvará para realização da construção das torres. Há ainda a necessidade do Grupo Silvio Santos solicitar a aprovação dos demais órgãos de preservação municipal (Conpresp) e federal (Iphan).

Diante disso, Zé Celso já teceu diversas críticas a Silvio Santos e afirma que recorrerá da decisão. O coletivo do Teatro afirma que a construção das torres “encaixotaria” o teatro, assim como traria diversos entraves para os demais coletivos artísticos da região.