A informação é de que os policiais estavam no local por conta de um chamado para resolver um incidente doméstico. A ação racista e criminosa da polícia foi gravada. No vídeo, vemos Jacob Blake cercado por policiais que o acompanham enquanto se dirige ao veículo e, ao abrir a porta, o policial dispara sete tiros nas costas de Jacob. Sua família, esposa e filhos, estavam no local e assistiram a todo crime. As imagens são completamente revoltantes e desesperadoras. É preciso dizer basta à violência policial que tem como mira os corpos negros.

A população de Kenosha realizou fortes protestos pela cidade com cartazes escrito “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) e manifestações nas redes sociais com a hashtag “Abolish Police” (Abolir a Polícia). Centenas de pessoas cercaram o departamento de polícia de Kenosha e carros policiais foram incendiados. Como resposta às manifestações antirracistas e anti-polícia, o prefeito democrata John Antaramian acionou as tropas de choque e impôs toque de recolher, respondendo absurdamente com mais violência policial.

Seja no coração do imperialismo ou aqui no Brasil, vemos a barbárie capitalista reservada a população negra, com a instituição policial cumprindo um papel essencial para a manutenção desse Estado capitalista que explora e oprime todos os dias os trabalhadores, jovens, negros, mulheres e LGBTS. Por isso, nós do Esquerda Diário estamos juntos do Left Voice, corrente irmã do MRT nos EUA, e de toda população norte-americana que exige o fim da polícia e justiça por todas as vítimas da violência policial. A força das mobilizações que emergiram há 3 meses nos EUA por Justiça a George Floyd, com união de toda população oprimida aos trabalhadores, mostra o caminho.