imagem de Sérgio Lima

Nesta terça, 18, o secretário de transportes Alexandre Baldy tomou uma invertida e foi achincalhado no Twitter depois de ter atacado metroviários que entrarão em greve a partir da 00h desta quarta. Baldy afirmou que é “desumana” e “vergonhosa” que os metroviários façam greve e falou que a greve é por “benefícios acima do mercado”, o que é uma enorme mentira.

A greve dos metroviários foi deflagrada em forte assembleia e busca lutar para defender seus direitos e oferecer um serviço de transporte de qualidade a toda população. Em meio a pandemia, o governo atacou os metroviários cortando adicional de férias e noturno e ainda congelando os salários. Atacam metroviários que seguiram trabalhando, mesmo com toda contaminação e mortes de trabalhadores, para garantir esse serviço essencial à população.

É inadmissível que Baldy, reconhecido por seus desvios de verba, empresário com mais de 4 milhões de patrimônio e que recebe mais de 20 mil de salário, faça um discurso desses contra os metroviários. Essa greve é por um direito de todos os trabalhadores e de toda a população que sentiu a precarização do transporte ainda mais diante da pandemia, com superlotação de trens e ônibus. Por isso, os metroviários precisam de todo apoio nessa luta. Veja abaixo alguns dos twitts em resposta ao secretário.