Está convocada para esta quinta-feira, 19 de janeiro, uma grande mobilização na cidade de Lima, capital do Peru, Chegarão manifestantes de todo país para se unirem ao repúdio ao governo de Dina Baluarte. Exigirão sua saída e também a do Congresso Nacional. abertamente envolvido com o atual governo golpista.

Leia também: Comunidade peruana denuncia: empresa brasileira fornece bombas de gás para repressão no Peru

O governo Boluarte tem respondido com a mais brutal repressão Às enormes mobilizações que ocorrem em todo o país e mais fortemente no sul país. A brutalidade do regime foi enorme, ao ponto de assassinar 17 manifestantes em um único dia.

Ao todo, desde o início do golpe em dezembro do ano passado, mais de cinquenta pessoas fram mortas pela respressão estatal. No entanto, isso vem sendo respondido abertamente pelas massas em luta, desafiando o regime repressivo. As imagens e vídeos que circulam pelas redes sociais mostram apreparação de uma mobilização massiva até à capital do país , no que esta sendo conhecido como A marcha dos quatro deles [La marcha de los Cuatro Suyos], em alusão a mobilização que em junho de 2000 enfrentou o governo direitista de Alberto Fujimori.