O deputado Lucas Gonzales, representante do partido NOVO, votou contra os projetos de comissão da tragédia de Brumadinho. Os projetos foram propostos pelo Solidariedade com a intenção de punir os grandes capitalistas responsáveis pela barbárie que matou centenas em janeiro desse ano.

O deputado mostra a política liberal de seu partido, que de “novo” não tem nada, ao defender os empresários com a justificativa de que estas medidas são “punitivas” e têm tendência “centralizadora”.

Será que o deputado e seu partido teriam votado contra se os responsáveis pela tragédia capitalista não fossem grandes empresários?

Na descrição de seu site, eles afirmam: “o NOVO é um movimento que foi iniciado por cidadãos insatisfeitos com o montante de impostos pagos e a qualidade dos serviços públicos recebidos”. Então por que não votaram a favor da investigação e punição dessa barbárie? Se é ‘novo’, por que compactuam com a velha política de absolvição dos crimes dos ricos?

Entretanto, também não acreditamos que a justiça burguesa vá de fato apurar esse crime nem punir seus responsáveis que gerenciam o sistema capitalista, por isso defendemos uma Vale 100% estatal e com controle operário! Longe do imperialismo que explora vidas inteiras e o meio ambiente por lucros que vão para dentro e fora país.