Nesta sexta-feira (17), página oficial do Governo, "Governo do Brasil", fez uma postagem zombando da situação dos estudantes do Enem e apagou logo após a repercussão nas redes sociais. Como descrição, o Governo afirmava que "essa seria a primeira mensagem desmotivacional".

Logo após a postagem do governo, veio à tona milhares de estudantes afetados por erros nas correções da prova. "De alegria ou de tristeza, hoje o choro é permitido!", trazia a descrição da postagem.

Print da postagem antes que fosse apagada pela página. Reprodução Folha de São Paulo

Weintraub, que se mostrou um grande inimigo da educação, mentor do projeto Future-se, se gabou nas redes sociais que este seria "o melhor ENEM de todos". Se apoiando na fantasia da extrema-direita do "aparelhamento marxista" das provas e universidades públicas, Weintraub e o Inep tornaram-se piada nacional este ano após erros nas notas e falhas durante as inscrições pela plataforma Sisu.

O governo Bolsonaro mostra sua face reacionária ao fazer "piada" com o fato de quase 4 milhões de jovens fazem a prova para disputar pouco mais de 200 mil vagas em universidades. Estas mesmas universidades que Weintraub e Bolsonaro querem entregar nas mãos da iniciativa privada.

É com casos como da estudante que sofreu um ataque cardíaco durante a prova e veio a falecer que Weintraub e seu governo seguem fazendo piadas. Após o escândalo dos erros nas notas, a postagem foi apagada, mas o sentido reacionário deste governo segue.

O vestibular é um verdadeiro filtro social, que impede a juventude e os trabalhadores de terem acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. É necessário lutar contra os ataques deste Governo, e ir além: batalhar para que toda a juventude possa estudar.