Foto: Sérgio Lima/Poder360

Nosso país já atingiu mais de 410 mil mortes por covid e a vacinação não está sendo garantida à população. O negacionista Bolsonaro, que negou no ano passado diversas vezes a compra de vacinas, segue atuando com sua política contra nossas vidas e ainda usando da pandemia para continuar com a agenda de ataques desse regime golpista, usando de artifícios autoritários como a LSN e destilando seu ódio contra a juventude, os trabalhadores e setores oprimidos.

É urgente que os sindicatos se coloquem em unidade e construam uma forte luta pela vacinação de toda a população, através da quebra de patentes sem indenização e com produção sob controle dos trabalhadores da saúde e pesquisadores.

Sabemos que nada pode se esperar de Bolsonaro, mas também não podemos nos deixar enganar pela CPI da covid que na realidade é um instrumento que servirá para assegurar o regime, caso a situação se agrave ainda mais e não para garantir qualquer tipo de política pelas nossas vidas, e ainda para desgastar Bolsonaro e colocá-lo mais alinhado em garantir privatizações e ataques contra nós. Por isso, nenhum ator desse regime - seja STF, Congresso ou governadores - irá garantir de fato uma saída para essa crise, pois todos atuam pelo lucro dos empresários e do imperialismo.

A garantia de vacinas através da quebra de patentes e tantas outras medidas de controle da pandemia podem ser garantidas pela força dos trabalhadores, pois somente estes podem agir em prol da vida e não dos lucros. Enquanto os empresários estão lucrando com vacinas, medicamentos, equipamentos e tantos outros insumos necessários para o combate a pandemia, os sindicatos precisam armar uma grande luta unificada, juntamente com os movimentos sociais, como o negro e de mulheres, impulsionando a auto-organização dos trabalhadores para que estes sejam sujeitos pela luta de um plano emergencial contra a covid e a crise sanitária e econômica no país.

Além dos golpistas não garantirem vacinas para todos, 9 estados do país suspenderam a aplicação da segunda dose por falta de vacinas para quem já tomou a primeira dose, além de capitais e cidades de outros estados.

Não será possível esperar as eleições para daqui 2 anos, ainda mais frente ao fato de que Lula, que seria uma opção contra Bolsonaro, já deixou claro que não pretende reverter a agenda de ataques desse regime, pretendendo atuar para garantir os lucros dos capitalistas para que sobrem migalhas ao resto da população. Ou seja, como esperar desse governo a quebra de patentes necessária para alcançar a ampla vacinação de todos, sem indenização e sob controle operário, se o PT tem deixado claro que quer o seu espaço por dentro do regime, sem romper com os capitalistas nacionais e internacionais e os golpistas, como STF, a direita e setor dos militares.

Por isso, para não seguirmos morrendo de covid ou de fome, basta de paralisia das grandes centrais sindicais - dirigidas em sua maioria pela CUT (PT) e CTB (PCdoB) - ou da fragmentação das nossas lutas, colocando cada sindicato ou setor de trabalhadores lutando de forma isolada pelas suas vacinas e direitos. Vacina é um direito de todos e uma demanda que deve unir toda nossa classe para pôr um fim no lucro dos empresários e fazer com que sejam os capitalistas que paguem por essa crise.