O Dia Internacional das Mulheres está repleto de ações hipócritas, como patrões que enquanto pagam salários inferiores a suas trabalhadoras, ou as submetem à condições desumanas de trabalho, no 8 de março, descaradamente presenteiam as funcionárias com pequenas homenagens como flores, chocolates, entre outros.

No dia de hoje, as tropas militares no Rio de Janeiro, mais precisamente na comunidade Vila Kennedy, decidiram agir da mesma forma. Hipocritamente, enquanto impõe verdadeiro estado de sítio sob a comunidade, 1.400 militares fiscalizam cada acesso, os soldados distribuíram rosas às mulheres em comemoração à data.

Contrastando com a imagem dos soldados distribuindo flores poderíamos enumerar uma série de outras imagens em que mulheres e seus filhos tem seu cotidiano perturbado pela presença ostensiva e violenta dos militares, carregando imensos fuzis ao invés de rosas e chegando ao cúmulo de revistarem crianças e impedirem moradores de acessarem a comunidade sem se submeterem a um "fichamento" por parte dos soldados.

FONTE: Folha de SP

REPRODUÇÃO: Folha de São Paulo 21/02/2018 - Leo Correa/Associated Press