Um dia estava lendo um escrito do século XIX e deparei com uma frase: “elas são intelectualmente inferiores à nós”, claro que fiquei muito brava mas isso fez com que conhecesse uma obra e claro a autora dessa obra.

Portanto, apresento-lhes uma mulher corajosa, Maria Firmina dos Reis, mulata, pobre, nordestina, negra, autodidata, educadora, única aprovada em concurso para professora da Letras no ensino público da Cidade de Guimarães, MA. Considerada por alguns estudiosos, a primeira mulher a escrever um romance abolicionista, colocando sua visão nas precárias condições em que viviam e eram tratados os escravos e as mulheres, inclusive às de família abastada dessa época. A primeira mulher a fundar uma escola mista e gratuita no Maranhão, dedicando-se toda sua vida à Educação, morreu aos 92 anos esquecida e pobre.

Esse romance tem como título Úrsula, publicado em 1859, obra com características românticas, tipicamente da época, mas com outro viés sobre a vida dos escravos. Mostrando a boa índole, os bons sentimentos, que algumas reações às vezes agressivas foi simplesmente uma resposta da ação aos seus opressores. Assim como a maioria dos oprimidos até hoje, que agem de maneira violenta a tanta violência cometida contra eles. Vejam o Prólogo do romance:

Sei que pouco vale este romance, porque escrito
por uma mulher, e mulher brasileira, de
educação acanhada e sem o trato e conversação
dos homens ilustrados, que aconselham, que
discutem e que corrigem, com uma instrução
misérrima, apenas conhecendo a língua de seus
pais, e pouco lida, o seu cabedal intelectual é
quase nulo (REIS, 2004, p. 13).

Quantos anos de opressão, de anonimato, de submissão, de desconstrução de sonhos, de ideal; simplesmente por que um grupo que se diz sexo forte e um dogma religioso, vem: intitula, rotula, tira de circulação e anula: a vontade, o sonho, desse outro grupo dito sexo frágil!

Mas , a coragem fala mais alto e sempre existirá algo ou alguém que não aceitará facilmente essas imposições.

E o que fazer contra isso; a única arma que um povo pode ter, EDUCAÇÃO e INFORMAÇÃO.

O que podemos esperar de uma Nação que troca Educação por Prisão!!!