Com 19 anos de idade Pedro Henrique morreu após ficar desacordado ao levar um "mata-leão" do segurança na tarde desta quinta-feira (14). Imagens que circulam em redes sociais mostram o vigilante em cima do jovem, já aparentando estar desacordado.

Pessoas no entorno tentam convencer o segurança a liberá-lo. Um cliente chega a tocar no segurança que responde: "Não segura, senhor, quem sabe sou eu" e diversos outros alertam que o rapaz esta sufocando e a resposta do vigilante gritar com as pessoas ao redor: "Cala a boca".

Todo o ocorrido se passou na frente da mãe do rapaz que está muito abalada. O padrasto Pedro alegou que ele tinha distúrbios mentais.

A diretoria do hipermercado, que pertence ao Grupo Pão de Açúcar, afirmou em nota que repudia atos de violência em suas lojas e que abriu uma investigação interna para apurar o caso. Inicialmente, segundo a empresa, foi constatado que “se tratou de uma reação à tentativa de furto a arma de um dos seguranças da unidade da Barra da Tijuca”. Informou ainda que os seguranças envolvidos foram afastados.

O segurança Davi Ricardo Moreira foi preso em flagrante e vai responder por homicídio culposo - quando não há intenção de matar. O delegado responsável pelo caso explicou que o segurança se excedeu na legítima defesa. Disse também que há poucos elementos que caracterizem a intenção de matar. De acordo com a Polícia Civil, o segurança vai responder em liberdade após pagamento de fiança. 3 horas depois do assassinato, o segurança foi liberado. A informação é do G1.

Uma mostra tremenda como o racismo mata, não apenas pelas mãos da polícia. Sergio Moro permite maior liberdade para os policiais assassinarem nos morros, legalizando a impunidade prevendo "legítima defesa" sob “medo, à surpresa e à violenta emoção”. Um precedente que fará ainda mais generalizado a perseguição aos negros, em especial por parte desse tipo de segurança privada.

O racismo estrutural no Brasil naturaliza todo esse cotidiano violento que os negros são expostos e legitimam toda ação racista, em especial quando cometida pelas mãos da polícia. Isso nos mostra que o capitalismo nunca vai oferecer uma vida digna ao povo negro, no capitalismo, crianças, jovens e trabalhadores negros e pobres, vão morrer, é disso que o capitalismo se fortalece e desumaniza nossas vidas cotidianamente.