No país com mais crimes homofóbicos do mundo e onde a cada 5 agressões e assassinatos de pessoas trans 4 ocorrem no Brasil, a organização e a luta dos LGBT é uma questão de sobrevivência.

Depois do anúncio da candidatura de Feliciano para Prefeito de São Paulo, a principal figura contra os direitos LGBT, é preciso nos organizarmos e somarmos força para impedir o fortalecimento dos setores conservadores e fundamentalistas. Se desde as jornadas de Junho em 2013 os debates em torno da questão LGBT foram cada vez mais polêmicas e dividiam a sociedade, agora com o retrocesso da retirada do debate de gênero e da sexualidade das escolas fica claro que os LGBT precisam de uma organização.

Entre os debates fundamentais do Encontro há dois projetos de lei que são reconhecidos por todo movimento LGBT: a criminalização da homofobia (PL 122) e a Lei João Nery que reconhece o direito a identidade de gênero.

Tarcísio Ramos da direção LGBT do PSOL e um dos organizadores do Encontro contou ao Esquerda Diário que "estamos organizando o encontro da Setorial LGBT do PSOL SP com objetivo de organizar a pauta LGBT para dentro e fora do partido. O tema do encontro LGBT vai ser "Contra a LGBTfobia. Põe a cara no PSOL". Já temos mais de 180 pessoas inscritas para o encontro, tendo delegações de diversos estados do país que estarão como observadores do encontro. Continuou "O encontro terá duas mesas a primeira para debater conjuntura e a segunda para debater questões sociais da população LGBT. Teremos 7 grupos de discussão e a plenária final".

Sobre a organização explicou que " O encontro será aberto a qualquer LGBT não filiado a nenhum partido para participação como observador. E a delegados somente aos lugar filiados ao PSOL no estado de São Paulo". Concluiu "Na abertura terá as saudações dos parlamentares do partido e representantes do diretório estadual e nacional. Contaremos com a participação do deputado Jean Wyllys na mesa de conjuntura.

E para encerrar teremos um ato público no dia 27 as 16h no largo do Arouche com o tema "LGBT fobia, uma OVA." Temos a expectativa que esse encontro vai ser o maior que a população LGBT já realizou no PSOL".

Virgínia Guitzel, ativista trans e em defesa dos direitos LGBT declarou "Saudamos o PSOL pela iniciativa e depois do exitoso encontro de Mulheres e LGBT que desde o Pão e Rosas organizamos com a presença de mais de 400 pessoas, achamos que é ainda mais importante fortalecer a unidade dos oprimidos para arrancar nossos direitos. Debatemos e aprovamos uma campanha pela aprovação da Lei João Nery, lei proposta pelo deputado do Rio de Janeiro, Jean Wyllys que inspirada na Argentina busca garantir o reconhecimento do Estado da profunda opressão sofridas pela comunidade trans e também garantir o direito ao nome, aos cuidados da saúde e a identidade de gênero". Por último, sobre o Encontro concluiu "Vou a este encontro para saudar está iniciativa e como representante do Encontro de Mulheres e LGBT para perguntar a direção do PSOL porque nós que todos os dias vivemos de assédios, violência, exclusão e com a perspectiva de vida de apenas 35 anos não podemos entrar no PSOL para lutar por nossas idéias? Queremos que a luta LGBT e feminista não seja mais um adendo na agenda da esquerda, mas uma pauta prioritária. E por isso queremos o MRT e o Pão e Rosas no PSOL para junto aos companheiros lutar contra todas as formas de opressão".

****
PUBLICAMOS ABAIXO O RELEASE DO ENCONTRO

II Encontro de LGBTs do PSOL acontece em São Paulo em Setembro

Nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo acontece o II Encontro Estadual de LGBTs do PSOL-SP. A ideia do encontro é reunir LGBTs e interessados em temas como homofobia, direitos humanos e laicidade entre outros para debater as formas e estratégias de luta contra a LGBTfobia, para a manutenção dos valores laicos, e para a construção de um mundo socialista e libertário. Além disso, lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e travestis do PSOL-SP desejam refletir sobre a organização do Setorial Estadual LGBT do PSOL de São Paulo, e, claro, apresentar aos LGBTs do Estado, o Partido Socialismo e Liberdade; e sua luta pela liberdade e igualdade.

O Encontro será aberto por uma Mesa de Debates sobre a Contemporaneidade e a situação de LGBTs no Brasil e no mundo. Os participantes deste debate serão:
Audrei Teixeira (Militante lésbica e feminista, educadora), deputado Jean Wyllys (Deputado Federal, PSOL-RJ, e único parlamentar assumidamente gay no Brasil), Tati Ribeiro (militante do
Juntos e bissexual) Léo Barbosa (Militante da causa transsexual, de direitos humanos e estudante de direito) e Amara Moira (Travesti, doutoranda em teoria literária pela Unicamp, feminista e militante
dos direitos de LGBTs e de profissionais do sexo).

No encontro também estão previstos também grupos de trabalho (Gts) para debater temas específicos como, por exemplo, laicidade, juventude, saúde, políticas públicas, trabalho e situação internacional dos direitos LGBTs.
No sábado a noite haverá uma grande e animada festa de confraternização. O encontro será concluído com uma Plenária e com uma manifestação na Praça da República.

Poderão participar no Encontro pessoas filiadas ao PSOL, além de, convidados, amigos e simpatizantes do partido. Para garantir a manutenção e independência do Encontro será cobrada uma taxa de R$15 por participantes, sendo que os desempregados são isentos.

As inscrições já podem ser feitas por meio do formulário na internet:
http://ow.ly/RiwIh

O Encontro também tem uma página no Facebook: http://ow.ly/Rix5h

Serviço: II Encontro de LGBTs do PSOL-SP.
26 e 27 de Setembro de 2015.
APEOESP – República
Av. Ipiranga, 282 República, São Paulo – SP
Mais informações: encontrolgbtpsol@gmail.com

ou
(11) 980161918 (Augusto Menna Barreto, assessor de imprensa)
Ou Telefone: (11) 5082-4005 (Diretório Estadual do PSOL)