Com 15 times masculinos e 6 times femininos inscritos e toda a estrutura do torneio organizada para receber os mais de 200 jogadores e seus filhos, esposas e maridos, companheiras e companheiros, o I Torneio Operário de Futebol organizado pelo Movimento Nossa Classe e pela mídia dos trabalhadores, o Esquerda Diário, será adiado devido à previsão de chuva para o dia de amanhã. A decisão e a nova data, 02 de agosto, proposta e pensada pelos 21 times inscritos, deverá servir para ampliar ainda mais o alcance dessa atividade e chegar em novos locais de trabalho aumentando o numero de times e a participação de ainda mais trabalhadores.

Futebol Masculino
Em trabalhadores da USP, categoria que realizou a maior greve de sua história ano passado, com 118 dias combatendo o arrocho salarial, a desvinculação do Hospital Universitário e a privatização do ensino, já são 4 times formados envolvendo trabalhadores da Odontologia, Hospital Universitário, SAS, Prefeitura, SEF, Educação, FFLCH, Física e Politécnica. Com o adiamento, é inclusive provável que todas essas unidades saiam com times próprios para o Torneio e novas unidades formem times para a confraternização.

Em carteiros, fábricas de alimentação e metalurgia da região oeste e do ABC, em bancários, no telemarketing e cidades da Grande São Paulo, como Franco da Rocha, os times já estão prontos e treinando semanalmente, só aguardando o mês de agosto para misturarem o futebol-arte, a diversão, a troca de experiências de cada local de trabalho e a convivência com novos companheiros de classe.

Fran, da manutenção do metrô, que inscreveu o time “Tacalepau” declarou que “queremos no próximo mês chegar a outras estações do metrô e considero que para trabalhadores de outras categorias, de fábricas, teremos mais tempo pra chegar a novos companheiros. A chuva acaba ’miando’ a participação da família e das crianças, e o intuito é exatamente o inverso”. Em metroviários já são 4 times inscritos, além da manutenção e operadores, tem o time do Trecho Sul, e outros dois times da linha vermelha, Barra Funda, Sé e outras estações.

Os professores, linhas de frente na luta em defesa da educação nesse primeiro semestre, não vão ficar pra trás nesse Torneio e as sub-sedes de São Paulo, Campinas e outras cidades do interior já estão aproveitando o adiamento para aumentar o numero de treinos, além de incentivar outros times a se formarem.

Futebol Feminino
Com a quantidade de 6 times, o futebol feminino, que há tinha de tudo para ser um real espetáculo, agora terá ainda mais condições de se ampliar e chegar a novas companheiras.

Os 6 times inscritos tem as mulheres que estiveram no ultimo ano envolvidas e na linha de frente das greves do Metrô, com companheiras tendo sido demitidas; na greve de 118 dias da USP com companheiras que se enfrentaram com a repressão da PM e a intransigência do Reitor; e na maior greve de professoras do Estado de São Paulo, enfrentando inclusive o corte de ponto, como ’Las Mariposas’, das professoras do ABC, que ainda após 92 dias de greve e ponto cortado, estão se organizaram para garantir a inscrição do time. Agora são essas mulheres que estão dando um exemplo na linha de frente do I Torneio Operário de Futebol Intercategorias.

Falamos, inclusive, com Marília do Hospital Universitário sobre o Torneio “Aqui na USP a gente está reunindo várias companheiras de várias unidades em treinos toda segunda-feira e, infelizmente, a chuva vai impedir a gente de organizar o torneio esse fim de semana, mas na verdade dá tempo pra fazer mais treinos e chegar a mais mulheres formando até mais times”.

Ninguém vai ter desculpa, dia 02 de agosto, domingo, temos um compromisso marcado com a unidade e solidariedade de nossa classe para se enfrentar contra os cortes e ajustes do governo e dos patrões!

Venha e participe desse Torneio organizado por trabalhadores. Participe dos mini campeonatos de baralho e dominó, traga a família e compartilhe desse momento de confraternização e esporte com muita música e um bom churrasco. Não esqueça também de trazer seus instrumentos de som para organizarmos a roda de samba! As crianças estarão bem cuidadas num cantinho especial com piscina de bolinhas e muita brincadeira.

INSCREVA SEU TIME AQUI - Nova data até 24/07