Nessa quarta-feira (29), estudantes que tentam se inscrever pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) relatam nas redes sociais que um erro não permite a inscrição na lista de espera. O problema ocorre quando o vestibulando que se inscreveu em apenas uma opção de curso não consegue se candidatar para a lista de espera da sua primeira opção, uma vez que o sistema afirma que este já está na lista da segunda, que sequer foi selecionada. Até o momento, nem o MEC ou o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, se pronunciaram sobre o problema.

Essa é mais uma falha que se soma a uma série de outras que ocorreram no Enem deste ano. Desde erros na correção das provas e nas notas, que acabaram na suspensão pelo TRF-3 da divulgação dos resultados do SISU, até que o MEC comprovasse a solução. O STJ permitiu ontem (28) que os resultados fossem divulgados. Entretanto, não se sabe se todos os erros foram realmente reparados, justamente por ter sido um processo relâmpago e sem nenhum acompanhamento público.

Leia mais: Declaração da juventude Faísca sobre os erros no ENEM

Frente a isso, é preciso que se faça uma investigação independente com a participação das entidades estudantis, sindicais, professores e representantes dos movimentos sociais para que se assegure de fato a lisura do processo o mais rápido possível, para que nenhum estudante seja ainda mais prejudicado.