Trabalhadores de diversas cidades e estados do país estão se reunindo hoje no encontro virtual do Esquerda Diário. O Encontro foi aberto por Marcelo Pablito, trabalhador da USP e militante do MRT, que colocou os desafios hoje dos trabalhadores frente aos ataques de Bolsonaro, Mourão, o regime golpista e o conjunto dos capitalistas, que estão aprofundando um cenário de demissões, fome e mortes pela Covid.

Pablito também abriu falando da importância dos trabalhadores confiarem nas suas próprias forças, e não nas instituições e saídas burguesas, como é a CPI, para resolver a crise que está colocada no país. Para isso é fundamental a exigência às direções sindicais, sobretudo as que são dirigidas pelo PT e PcdoB, para que nossa força que se expressou nas ruas no último dia 19, não seja transformada em palanque eleitoral para o PT em 2022, mas que se transforme numa força real que a partir da exigência de uma paralisação nacional que possa abrir caminho para derrotar as reformas e ataques.

Diversos trabalhadores falaram sobre a sua situação de trabalho hoje e a importância de contar com o Esquerda Diário e seus diversos instrumentos de vídeo e podcast, nas batalhas cotidianas que travam, contra a precarização do trabalho e da vida, inclusive para aqueles que muitas vezes não contam com apoio de sindicatos, como os trabalhadores terceirizados que são em maioria mulheres e negros. Professores, gari, rodoviário, trabalhadores da indústria, da USP, Unicamp, metroviárias, trabalhadora doméstica, foram algumas das falas que se expressaram no Encontro.

Uma das intervenções expressaram que numa luta contra o atraso de salário, procurou diversas mídias para denunciar, e a única em que a denúncia foi aceita foi pelo Esquerda Diário, e que com isso conseguiram ampliar a denúncia e conquistar o salário. Outras intervenções falaram também que o Esquerda Diário é uma ferramenta para lutar contra as burocracias que estão nos sindicatos para que eles sejam instrumentos de luta e possam voltar para as mãos dos trabalhadores.

Outros trabalhadores expressaram como muitas vezes apenas o Esquerda Diário foi uma mídia que expressou suas angústias, denúncias e lutas, como nas greves e paralisações contra os patrões, Bolsonaro e governadores.

Acompanhe mais sobre o Encontro no Esquerda Diário