Os trabalhadores terceirizados da REFAP em Canoas - RS estão em greve desde terça-feira passada (31). Os terceirizados reivindicam aumento salarial, denunciam que recebem cerca de 30% a menos para exercer a mesma função do que funcionários terceirizados de refinarias de outros estados como Rio de Janeiro ou Bahia.

Na assembleia que ocorreu nesta segunda-feira (06), decidiram pela continuação de sua greve. É uma greve legítima que reivindica melhorias na condição de trabalho para estes profissionais que prestam um serviço essencial. A decisão de manter a greve é de uma coragem e disposição de luta imensas, visto que a justiça atacou seu direito à greve impondo multas individuais de 200 reais por dia a cada trabalhador grevista e de 5 mil reais contra os trabalhadores que impedirem a entrada de outros.

Veja: Justiça autoritária multará individualmente os trabalhadores em greve na REFAP/Petrobrás

Enquanto empresas terceirizadas como a Engevale recebem rios de dinheiro da Petrobrás e os acionistas da Petrobrás batem recordes de lucro, esse enorme contingente de trabalhadores tem seus direitos mais básicos negados. São esses mesmos trabalhadores que movem a gigante brasileira todos os dias e hoje dão um grande exemplo de que somente pelos métodos da classe trabalhadora, com greves e piquetes, podemos conquistar nossas demandas.

Nós do Esquerda Diário prestamos todo nosso apoio à greve dos terceirizados e terceirizadas da REFAP, estamos ao lado dos trabalhadores cobrindo essa greve que é um exemplo de luta e combatividade. Contra a política de terceirização que priva os trabalhadores de seus direitos básicos, defendemos a efetivação de todos os terceirizados sem necessidade de concurso público. Chamamos toda a esquerda a cercar de solidariedade essa importante mobilização, a greve da REFAP nos mostra o caminho!