André Ferreira (PL) irmão de Anderson foi o deputado federal mais votado no estado, seguido de Clarissa Tércio (PP). O pastor Júnior Tércio (PP), marido de Clarissa, foi o deputado estadual mais votado, seguido do Coronel Alberto Feitosa (PL).

O espaço eleitoral de Bolsonaro em Pernambuco seguiu uma tendência bastante distinta da eleição nacional, onde teve seu espaço reduzido, mostrando o grande rechaço que o presidente tem no estado em particular, mas de conjunto no Nordeste do Brasil. Isso é resultado de sua política negacionista durante a pandemia e o resultado com milhões de mortes, mas também na grave crise econômica que pesa no bolso da população que amarga com a fome, desemprego e a inflação.

Por outro lado, candidatos reacionários foram os mais votados no estado, mostrando que apesar do espaço restrito que Bolsonaro tem na região em comparação ao de Lula, o bolsonarismo é uma força social com peso regional que vem se fundindo às oligarquias. Revela-se que as alianças do PT com o PSB e a adaptação da esquerda a esse projeto de conciliação estão se mostrando, não só nacionalmente, mas também regionalmente, sua incapacidade de combater a extrema direita.

Esses deputados bolsonaristas recém eleitos representam o que tem de pior na política regional, basta lembrar que Clarissa Tércio junto com Damares Alves, mobilizou seus seguidores fanáticos para “impedir o aborto de uma menina de 10 anos que foi estuprada. Júnior Tércio é um grande “admirador” da polícia, adora esbanjar fotos com arma, disse que a polícia, essa instituição racista e reacionária é “digna” e merece “muito respeito”.Coronel Feitosa defende a presença da igreja evangélica no estado e a criação de mais escolas militares. A família Ferreira do qual Anderson e André representam são ligados a Assembleia de Deus onde seu pai, Manoel Ferreira (PL) é pastor, são reacionários defensores da “família, pátria, deus e liberdade”, um eufemismo reacionário para se colocar contra o direito das mulheres, a favor da violência policial e contra os trabalhadores.

Esse é só um breve resumo no nível do reacionarismo dos recém eleitos deputados em Pernambuco. Pessoas como eles devem voltar para a lata de lixo da história, lugar de onde nunca deveriam ter saído.Devemos enfrentar a extrema direita nas ruas, com os métodos da luta de classes, sem se aliar com a direita e os patrões. Com um programa anticapitalista e operário que faça com que os capitalistas paguem por essa crise que pega em cheio milhões de pernambucanos.