Countryman e seu "número dois" no Departamento de Estado, Anita Friedt, participarão em Brasília da quarta edição do diálogo bilateral sobre desarmamento e não-proliferação nuclear. Além disso, "participarão de uma conversa pública sobre a política nuclear americana com acadêmicos, pesquisadores, ONGs, estudantes universitários e a imprensa", informou o Departamento de Estado em comunicado.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a presidente brasileira, Dilma Rousseff, acertaram em uma reunião em Washington no final de junho aumentar a cooperação para o uso pacífico energia nuclear e a verificação do desarmamento nuclear. Ambos os governos realizarão em outubro a terceira edição do diálogo sobre energia, no qual abordarão, entre outros temas, a cooperação com relação à energia nuclear civil.

Tal encontro, acontece em um momento de aprofundar as relações com um dos principais membros do imperialismo mundial, os EUA. Recentemente, Dilma visitou os EUA para mostrar que “"está levando a sério o programa de ajuste fiscal e o programa de investimento em infraestrutura". Isso nos mostra ainda mais os planos do governo para atrair investimentos da iniciativa privada, seguindo a linha de privatização e aprofundamento dos ajustes fiscais em meio à uma situação de crise, com alta inflação e desemprego.