A partir de 2015, a luta de mais de 20 anos se fortaleceu e se consolidou a partir da Ocupação Cultural realizada na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, no centro comercial do bairro, com atividades culturais diversas.

A construção de um espaço cultural no bairro de Ermelino Matarazzo (Zona Leste da capital de SP) é uma pauta histórica e há muito tempo o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo juntamente com diversos outros grupos, artistas e ativistas da região encabeça essa luta. Um espaço que seja democrático, aberto e acessível a todos, com atividades culturais gratuitas e de qualidade, e gestão compartilhada entre a comunidade e o poder público.

A partir de 2015, a luta de mais de 20 anos se fortaleceu e se consolidou a partir da Ocupação Cultural realizada na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, no centro comercial do bairro, com atividades culturais diversas como Cinepipoca, Batalha de Rimas, Sarau, Recreação Infantil, OcupaSOM, Encontro Feminista, entre muitas outras ações. O movimento também realizou protestos e manifestos. Em 2016, o movimento deu mais um passo na luta e ocupou também o espaço localizado na Avenida Paranaguá, ao lado das Casas Bahia, antiga sede da Subprefeitura do bairro, que estava sem uso há vários anos.

Ao longo dos últimos meses, cobranças e lutas foram realizadas junto a Secretaria de Cultura e a Subprefeitura de Ermelino, e agora finalmente, uma conquista. Ainda é pouco perto do objetivo final, mas a luta pela licitação da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo ainda em 2016 continua, cobrando do prefeito Fernando Haddad (PT) que assumiu compromisso público com a comunidade.

Até lá o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo convida todos e todas a se aprochegarem, conhecerem, festejarem, ocuparem, apropriarem-se desse espaço, somando nessa luta do bairro: “nóis por nóis” o tempo todo!

Dia 09/09, sexta-feira, a partir das 17h: Abertura da Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo!

Confira a programação no evento: https://www.facebook.com/events/875378682566985/
Curta e acompanhe a página no Facebook: https://www.facebook.com/movimentoculturalermelinomatarazzo/