1- Anderson é o representante da extrema direita bolsonarista em Pernambuco nas eleições para o governo do estado. Bolsonaro tem promovido o candidato, assim como seus aliados como Gilson Ferreira, em diversos palanques e motociatas pelo estado. Essa mesma extrema direita que deseja ódio contra as mulheres, os negros, os LGBTs e os próprios nordestinos, como já ficou patente em várias declarações xenofóbicas de Bolsonaro.

2- Sendo o representante da extrema direita bolsonarista, seu projeto para Pernambuco não difere muito do projeto da extrema direita a nível nacional, que estamos vendo: ricos lucrando horrores, enquanto os trabalhadores amargam o desemprego, a fome e a inflação. Isso é ainda mais forte em um estado como Pernambuco, cujo os índices de pobreza, desemprego e insegurança alimentar figuram no topo das listas nacionais.

3- Seguindo a tradição local, a família Ferreira vem se tornando mais uma das oligarquias do estado, com seu tradicional familismo. Tanto Anderson quanto seu irmão, André, foram colocados na política por seu pai, Manoel Ferreira. E não é apenas no familismo na política que os Ferreira vem se caracterizando por serem uma oligarquia. Anderson é dono da Agropecuária Olho D’Agua (A & F Agropecuaria Ltda), uma empresa de agronegócio. O agronegócio é um dos ramos que mais vem lucrando no governo Bolsonaro se aproveitando da flexibilização das legislações ambientais e trabalhistas, ao mesmo tempo que deixa o país passando fome.

4- Anderson fala sobre ética o tempo todo, mas na verdade está envolvido em escândalos de corrupção com desvios de verbas do SUS em plena pandemia.

5- Para piorar a situação, seu partido é o PL, um dos partidos que mais tem recebido verbas do orçamento secreto e que tem inúmeros escândalos de corrupção entre seus membros, incluindo seu presidente Valdemar Costa Neto. Assim como Bolsonaro, seu discurso contra a corrupção é uma hipocrisia pura.

6- Estando dois mandatos à frente da prefeitura de Jaboatão, Anderson aprofundou a precarização das moradias na região. Não à toa, o município foi o que mais teve mortos nas chuvas desse ano, praticamente metade. Apesar de querer culpar a chuva pela tragédia, veremos que não é bem assim no próximo motivo.

7- Um dos principais doadores de Anderson é o empresário Marcony Sobral Mendonça, dona da construtora Mc Brasil – Mendonça Construtora do Brasil Ltda, sediada no Recife. É justamente a especulação imobiliária, da qual as construtoras são as principais empresas, que são responsáveis pela situação precária de moradia, garantindo os melhores terrenos para seus lucros e expulsando a população mais pobre para as áreas de risco.

8- A candidatura de Anderson Ferreira representa um aprofundamento ainda maior do reacionarismo no estado, se unindo a pastores evangélicos para ampliar ainda mais o racismo estrutural em Pernambuco, assim como a perseguição a população LGBT – no mesmo estado onde uma mulher trans foi queimada viva ano passado.

9- Anderson está aliado com as forças locais mais reacionárias, como a família Tércio, da pastora Clarissa Tércio, que organizou a mobilização para impedir o aborto de um menina de 10 anos estuprada pelo tio.

10 Quando era deputado em 2013, apresentou na Câmara um projeto que previa o “tratamento de gays”. O Projeto de Decreto Legislativo 993/13 apresentado por ele era para berrubar a proibição de tratar a homossexualidade como doença e a proibição de psicólogos fazerem pronunciamentos preconceitosos contra a comunidade lbtqia+. Ou seja, Anderson é um lbgbtfóbico e queria que a homossexualdiade.

11 “No meu governo, o policial vai ter condições de voltar vivo para casa”. Essa é a proposta dele para seguir o encarceiramento em massa e assassinato da juventude negra no estado. Vale lembrar que 100% das pessoas mortas pela polícia em Recife eram negras e 97% assassinadas em todo o estado eram negras. Anderson é representante de uma extrema-direita racista em Pernambuco!

12 Anderson também quer seguir o plano privatista de deixar nas mãos das empresas privadas a gestão da saúde pública. Já sabemos qual o desfecho desse tipo de política privatista pode levar, o teto do Hospital Restauração caindo, corredores lotados de pacientes, crise nos leitos de UTI para bebês e crianças, etc. Com Anderson as empresas privadas vão seguir lucrando e a população sem tratamento e atendimento de saúde adequados.