Gloria Grinberg
Os trabalhadores da eletricidade na França ficaram famosos por realizar ações "Robin Hood": cortar o fornecimento aos ricos e reconectar às famílias pobres. Nesta segunda-feira, eles cortaram a luz da sede do sindicato CFDT, que se recusou a convocar a greve e colabora com Macron para legitimar a (...)
Revolution Permanente
A maior greve da história da França registrada em algumas imagens
Redação
Nesta quinta-feira houve uma nova jornada de mobilizações contra a reforma da previdência na França. A CGT segue sem convocar uma greve geral
La Izquierda Diario
No programa de Bourdin, Marine Le Pen atacou Philippe Martinez, agora que a greve ultrapassou a marca de 40 dias. Uma maneira muito clara de admitir de que lado o Rassemblement National se situa: contra o mundo do trabalho e contra os (...)
Jean Patrick Clech, Paris
Frente às persistentes greves de trabalhadores dos transportes na França, o governo francês de Emmanuel Macron retirou temporariamente o aumento da idade mínima de 62 para 64 anos, mas manteve os cortes de 12 bilhões nas aposentadorias.
Compartilhamos fragmentos do perfil elaborado pelo jornal francês Le Parisien sobre Anasse Kazib, dirigente ferroviário e militante da CCR-Revolução Permanente (organização irmã do MRT) na França, geralmente convidado para programas de TV (...)
No 36º dia de greve contra o presidente Emmanuel Macron, ocorreram mobilizações em massa nas principais cidades do país e o regime foi reprimido com sanha.
Esta quinta completa-se 29 dias da greve geral dos transportes e parcialmente de outros setores da produção e serviços. A luta contra a reforma da previdência de Macron já é a maior desde 1968.
Apesar das tentativas do governo e de alguns sindicatos de estabelecer uma "trégua de Natal" e suspender a greve, os trabalhadores do transporte mantiveram as ações na segunda-feira 23, levando a greve para seu 19º dia.
Entrando no décimo oitavo dia da greve, a determinação dos grevistas é exemplar. Já tem no seu saldo o grande mérito histórico de reabilitar, nas condições de fragmentação da classe operária do século XXI e depois de anos de ofensiva neoliberal, o método da greve. E ainda que com mais dificuldades, e (...)
Juan Chingo
O governo de Macron e seu primeiro-ministro Edouard Philippe pediram aos sindicatos uma "trégua de Natal". Em uma reunião com dirigentes sindicais, um setor já concordou em fazer uma "pausa". Como continuar a luta contra a reforma da (...)
Philippe Alcoy
O anúncio oficial da Reforma da Previdência do governo francês feito pelo primeiro ministro Edouard Philippe na semana passada não fez mais do que jogar gasolina no fogo. Enquanto a greve geral dos transportes já dura 13 dias, ao menos 1.800.000 pessoas se mobilizaram nesta terça no país, segunda a (...)
O movimento se endurece nas refinarias francesas, com ações matinais de bloqueios neste dia de mobilização nacional contra a reforma da previdência, mas também com o anúncio da continuação da greve de maneira prolongável. 7 refinarias preveem que estarão em estado de (...)
Nesta madrugada, trabalhadores e estudantes fazem piquetes que bloqueiam a saída de ônibus pelo 13º dia consecutivo. Na periferia de Paris, a policia reprime os grevistas.
Jean-Paul Delevoye, principal responsável pelo plano de reforma das pensões ee aposentadoria na França, renunciou nesta segunda-feira de seu cargo como “Alto comissário para a reforma previdenciária” no Governo francês, envolvido em vários (...)
Um programa que busca acompanhar e analisar os principais acontecimentos internacionais, contribuindo para uma reflexão mais profunda e um debate teórico marxista e internacionalista para fortalecer a luta dos trabalhadores, à luz da abordagem metodológica que compreende a visão combinada de três (...)
Realizou-se o segundo encontro interprofissional (assembleia de coordenação intersetorial) da região de Paris, um passo à frente na coordenação dos diferentes setores de greve, principalmente transportes e professores.