A campanha, que teve que enfrentar todos os obstáculos possíveis para existir, conseguiu no entanto impor uma terceira voz dentro da extrema esquerda, assim como dialogar com grandes camadas de trabalhadores, jovens e classes populares.
Equipe de campanha Anasse Kazib 2022
Bruno GilgaMateus Torres
Os grevistas da refinaria da Total, localizada em Grandpuits, vêm realizando ações há um mês contra os planos da patronal de demitir 700 trabalhadores.
Redação
Anasse Kazib é um dos fomentadores da histórica greve no setor ferroviário francês contra a reforma da previdência de Emmanuel Macron.
Leia uma emocionante carta escrita por um trabalhador metalúrgico de Minas Gerais para os trabalhadores franceses.
Redação Minas Gerais
Após 17 de janeiro, um novo ator irrompeu no RECIT da mídia, a Coordenação RATP-SNCF, que desde o início foi visada por Laurent Berger, secretário geral da CFDT, como a origem da ação que visava a sede central de sua organização sindical. Mas qual é a origem e qual é a natureza deste organismo, que (...)
Daniela Cobet
A luta contra a reforma da aposentadoria de Macron continua. Na última quinta-feira, 6 de fevereiro, ocorreram manifestações em toda a França.
La Izquierda Diario
Militantes da Faísca UFMG e do Esquerda Diário realizam atividade para discutir os ventos e as lições dos trabalhadores da França em greve desde o dia 5 de dezembro.
Lina Hamdan
Um programa que busca acompanhar e analisar os principais acontecimentos internacionais, contribuindo para uma reflexão mais profunda e um debate teórico marxista e internacionalista para fortalecer a luta dos trabalhadores, à luz da abordagem metodológica que compreende a visão combinada de três (...)
Direto da França, nosso camarada Anasse Kazib, trabalhador ferroviário do setor de Bourget, analisa o saldo de 50 dias de greve dos transportes contra a reforma da previdência, para propor perspectivas para um conflito que está longe de (...)
Anasse Kazib
Depois de quase dois meses de greves e manifestações, o Conselho de Ministros adotou nesta sexta-feira o projeto de lei para refundar o sistema de aposentadorias. Um longo período parlamentar é aberto, cheio de riscos para o Executivo. Uma análise objetivo da correlação de forças em (...)
Juan Chingo
Os grevistas dos transportes franceses passam por cima de seus sindicatos e vão até as universidades convocarem os estudantes para a greve.
A luta dos trabalhadores franceses merece toda a atenção da intelectualidade e da esquerda brasileiras, que buscam antídotos eficazes contra os aiatolás do terraplanismo bolsonarista.
André Barbieri
“Tráfego congestionado em toda a rede rodoviária”, afirmou a RATP. Na França de Macron, assim como nos regimes autoritários, a propaganda e a mentira devem funcionar de forma desavergonhada. Ou não. Nas garagens rodoviárias, nesta manhã, pouquíssimos ônibus saíram para (...)
Revolution Permanente
Hoje acontece a 24ª jornada de luta contra a reforma da previdência de Macron, no 51º dia da greve geral dos trabalhadores dos transportes, que segue sofrendo um ferrenho cerco midiático apesar de apoio de 60% da população. Participe do (...)
51 dias após o início da greve contra a reforma da previdência, Le Havre está presente! Em 24 de janeiro, uma maré humana, cerca de 50.000 manifestantes, segundo foi estimado pela CGT, marchou pelas ruas da cidade.
Por iniciativa dos grevistas de Flandres, no 49º dia de greve, foram organizados discursos em frente ao tradicional braseiro nos piquetes de greve do terminal de ônibus. Dois dias antes da “jornada negra” de 24 de janeiro e por ocasião do desconto de um fundo de greve do sindicato CGT Infocom, os (...)
Cécile Manchette