×

Greve de metalúrgicos | Trabalhadores da Graúna protestaram em frente à Embraer, em São José dos Campos

Os metalúrgicos reivindicam que a fabricante de aviões assuma sua responsabilidade social e pressione a Graúna a retomar as negociações de Campanha Salarial com o Sindicato dos Metalúrgicos, que convocou uma nova assembleia para amanhã (05/11).

quinta-feira 4 de novembro de 2021 | Edição do dia

Foto: Roosevelt Cássio

Em greve há duas semanas os trabalhadores da Graúna protestaram em frente à Embraer na manhã desta quinta-feira (04/11). A greve começou no dia 22 de outubro, como resultado da recusa da Graúna em aplicar a reposição da inflação (10,42%) aos salários, renovar direitos, regularizar o FGTS e pagar o vale-alimentação que está atrasado há seis meses. A empresa propôs apenas um reajuste salarial de 6,5%.

Pode te interessar: PDVs, lay-offs e suspensão da produção: montadoras seguem ataques aos trabalhadores

Passados dois meses desde a data-base da categoria (1º de setembro), a Graúna ainda está se recusando a assinar as cláusulas sociais do último acordo coletivo. A Graúna tem entre seus principais clientes a Embraer e Avibras.

Uma assembleia unificada dos trabalhadores está sendo convocada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos para amanhã, em frente à Graúna, às 6h. O sindicato deve protocolar uma carta pedindo agendamento de reunião com a Embraer.

Veja também: [PODCAST] 37 Peão 4.0 - Indústria 4.0: tecnologia da exploração

“Os trabalhadores estão lutando por melhores salários e direitos. Exigimos que a Embraer, principal cliente da Graúna, interceda e cobre da empresa a regularização dos atrasados e a reposição da inflação na íntegra. Não podemos admitir que os trabalhadores sejam tratados com tamanho descaso. Enquanto nossas reivindicações não forem atendidas, a greve vai continuar. Quem produz avião não pode ficar na mão”, afirmou o diretor do sindicato Cristiano Souza.

Leia mais: Embraer lucra mais de R$ 200 mi, enquanto trabalhadores amargam demissões e precarização




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias