×

Embraer | Embraer lucra mais de R$ 200 mi, enquanto trabalhadores amargam demissões e precarização

A empresa de aviação anunciou a marca do lucro no segundo trimestre do ano. Ao mesmo tempo, trabalhadores foram demitidos em meio a crise sanitária e econômica, deixando milhares de famílias em situação crítica.

sexta-feira 13 de agosto de 2021 | Edição do dia

Foto: Agência Brasil

A Embraer anunciou lucro líquido de 212,8 milhões no segundo trimestre de 2021, resultante da entrega de 14 aeronaves comerciais e 20 executivas. O lucro, porém, servirá para amortizar juros de dívida da empresa que fechou com uma um prejuízo líquido de R$ 1 bilhão. Enquanto reserva seus lucros, a empresa demitiu cerca de 2500 funcionários no estopim da pandemia da Covid-19, deixando funcionários desamparados no momento mais crítico da crise sanitária, desempregados e com dificuldades até mesmo de acessar planos saúde ao qual tinham direito, com barreiras impetradas pelo convênio.

Veja, também: Inimigo dos trabalhadores - Vereador do Partido Novo em São José dos Campos comemora processo que demite 2500 trabalhadores da Embraer

Muitos dos trabalhadores demitidos possuíam doenças ocupacionais, isto é, condições de saúde causadas pelo trabalho, e não poderiam ser demitidos. Ainda assim, a empresa seguiu com o plano de demissão em massa, desrespeitando a Convenção Coletiva da categoria ao demitir os lesionados, que teriam estabilidade garantida. O máximo que foi garantido aos trabalhadores foi a extensão do vale alimentação.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias