×

Argentina | Jujuy: com Vilca e a FITU, esquerda faz sua melhor eleição para governador desde 1983

Com 98,64% dos votos apurados e obtendo 12,81% até o momento, a chapa da Frente de Izquierda Unidad encabeçada pelo gari socialista Alejandro Vilca realizou uma grande eleição para governador da província de Jujuy, apesar das irregularidades. Se essa tendência se confirmar, será o melhor resultado para governador da esquerda desde 1983 até hoje, em qualquer jurisdição. Além disso, com esse resultado, a FITU cresce 350% em comparação com as últimas eleições provinciais de 2019. Até o momento, está ganhando por 6 pontos sobre o peronismo em San Salvador. A extrema direita obteve apenas 3,2% dos votos da província. Esses resultados dariam pelo menos três deputados e seis constituintes de Jujuy para a Frente de Izquierda, além de novos vereadores.

segunda-feira 8 de maio de 2023 | Edição do dia

Com 98,64% dos votos apurados, em uma apuração que avançou lentamente e apesar de fortes irregularidades, com 12,81% a lista da Frente de Izquierda, encabeçada por Alejandro Vilca do PTS, fez a melhor eleição para governador que a esquerda já teve - em qualquer província - desde 1983. Dessa vez, se tratava da província de Jujuy, predominantemente rural, rica em lítio e em produtos de exportação agrícola. 

Esse resultado tem um valor duplo se considerarmos que foram enfrentadas várias manobras fraudulentas e que a campanha foi realizada de baixo para cima, diante de um regime que não concedeu espaço publicitário gratuito e que até obriga a esquerda a pagar pelos custos de impressão das cédulas. Essas manobras fraudulentas foram antecipadas nos últimos dias pela Frente de Izquierda - Unidad. Personalidades nacionais de direitos humanos, organizações sociais e líderes artísticos, políticos e sindicais também se juntaram a essa denúncia.

Nas eleições deste domingo, a Frente de Izquierda superou o piso eleitoral proscritivo de 5% (ou seja, para ter os resultados reconhecidos é preciso superar o piso antidemocrático de 5% dos votos válidos) e obtendo o segundo lugar em San Salvador, capital de Jujuy, onde supera o peronismo em mais de 6 pontos percentuais. Com esse resultado, o partido obteria três novos deputados provinciais, seis constituintes e novos conselheiros em nível provincial.

No resultado geral, o radicalismo [UCR, partido burguês da direita] venceu, marcando uma grande diferença em relação ao peronismo. Dessa forma, Carlos Sadir, ministro da Fazenda do ex-governador provincial Gerardo Morales, tornou-se o novo governador.

O peronismo foi dividido em três chapas para essa eleição. A lista encabeçada por Rubén Rivarola venceu - também com 48% das seções eleitorais apuradas - pouco mais de 21% dos votos. Todas as chapas peronistas somadas chegaram perto de 32% dos votos. A porcentagem é cerca de 11 pontos a menos do que a obtida em 2019, nas eleições executivas provinciais anteriores.

No cenário geral, vale a pena destacar a péssima eleição do espaço político referenciado em Milei e os libertários, a extrema direita argentina. Essa chapa mal chegou a 3,2% após a meia-noite de domingo.

Enfrentando a fraude

Depois das 21h30 deste domingo, no bunker da Frente de Izquierda Unidad, Alejandro Vilca e Myriam Bregman falaram com a mídia. Lá, entre outras questões, eles denunciaram mais uma vez as múltiplas irregularidades que ocorreram durante a votação. Vilca destacou que "tivemos uma eleição muito boa em San Salvador de Jujuy. Estamos competindo pelo segundo lugar em bairros populares. Como em Alto Comedero, onde estamos quase competindo com o partido do governo. Estamos muito felizes. Ainda não temos dados precisos sobre o interior da província".

Ele acrescentou: "Como já vínhamos denunciando a situação de irregularidades, isso foi ainda mais grave no interior, onde havia cédulas faltando e cédulas rasgadas da esquerda. Mas, além disso, eles não permitiram que nossos fiscalizadores realizassem suas tarefas de apuração. Em alguns casos, como em El Carmen, eles removeram todos os nossos fiscalizadores do local de votação".

Myriam Bregman, que acompanhou Vilca em Jujuy, também ressaltou que "aqui, em San Salvador, onde tivemos mais condições de estar em contato, ir aos colégios eleitorais, estamos em segundo lugar e muito bem posicionados. Agora, nos locais onde dissemos que eles haviam montado salas escuras paralelas, lá o PJ tem uma grande vantagem sobre nós. Nas urnas em que, em eleições anteriores, ganhamos 50 votos, agora ganhamos 2. Essas manobras fraudulentas que denunciamos e que, felizmente, pudemos relatar à mídia nacional".

Uma grande campanha militante

Ao longo das últimas semanas, a Frente de Izquierda Unidad desenvolveu uma enorme campanha militante, realizada completamente por conta própria, com a força e a convicção da militância do PTS-FITU e de outras forças. Isso foi feito diante de grandes aparatos políticos, como o peronismo e o radicalismo, que coadjuvaram o governo da província durante anos e uniram forças nessas eleições para montar múltiplas manobras contra a esquerda.

Durante toda essa campanha, Vilca, assim como Gastón Remy - candidato a prefeito em San Salvador-; Natalia Morales - candidata à convenção constituinte - e Keila Zequeiros - jovem candidata a vereadora -, entre muitos e muitos outros lutadores, fizeram uma forte denúncia da Jujuy de Morales e do PJ de Rivarola, representantes dos capitalistas. Uma província rica com trabalhadores pobres, como eles têm dito nas últimas semanas. Com base nisso, eles argumentaram a necessidade de medidas fundamentais para enfrentar essa situação. Desse ponto de vista, a Frente de Izquierda Unidad foi a única força a apresentar um programa para garantir que a crise atual não seja despejada sobre os trabalhadores, e que os ricos paguem por ela.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias