Escrevemos esse texto há algumas horas da conferência eleitoral que poderia levar o partido a se integrar na coligação eleitoral do PT com parte da direita golpista.
Daniel Matos
Apoio de Myriam Bregman a greve dos garis do Rio.
Redação
Nicolás del Caño deputado federal pelo PTS/Frente de Esquerda e dos Trabalhadores na Argentina, ex-candidato presidencial na última eleição presidencial enviou um vídeo de solidariedade e apoio aos garis do Rio de Janeiro em greve.
Nas primeiras horas desta sexta-feira (11), em Buenos Aires, foi consumada a votação do plano elaborado em Washington.
Dezenas de milhares de pessoas se mobilizaram nesta terça-feira na capital e diversas cidades, em uma jornada nacional contra o acordo com o FMI. A jornada de massas é a segunda em menos de dois meses, com o objetivo de impulsionar uma forte resistência aos novos ataques que virão sob o acordo que (...)
Líderes de organizações políticas, sociais, trabalhistas e de direitos humanos se reuniram para coordenar uma mobilização maciça para rejeitar o pacto de rendição e austeridade com o FMI.
A mobilização ocorreu em rechaço a medida do governo de Fernández e Kirchner de autorizar a exploração sísmica e a extração de petróleo no mar argentino. Milhares de jovens, famílias, ativistas ambientais, sociais e de esquerda se mobilizaram por um mar livre de (...)
A eleição argentina foi marcada pelo enfraquecimento das coalizões tradicionais e, principalmente, por concretizar a Esquerda como a terceira força no país através da Frente de Esquerda-Unidad (FIT-U). Neste episódio do podcast Espectro do Comunismo se ilumina o processo de fortalecimento da FIT-U e (...)
A derrota nacional do Governo, a profundidade da crise e o triunfo de uma direita que tem suas próprias disputas internas, confirmam que vamos a uma segunda metade do mandato do presidente Alberto Fernandez atravessada por uma instabilidade (...)
Fernando Scolnik
Conforme avança a apuração dos resultados das eleições argentinas na noite deste domingo (14), destaca-se mais uma vez a figura de Alejandro Vilca, o primeiro indígena kolla, gari e socialista eleito ao Congresso Nacional do país, pelo PTS na Frente de Esquerda-Unidade. Os resultados apontam Vilca (...)
Laura Scisci
Entram ao Congresso Nacional Myriam Bregman, Nicolás del Caño, Romina del Plá e Alejandro Vilca. Também entram dois legisladores na Cidade de Buenos Aires, dois deputados provinciais em Buenos Aires e vereadores em distintos municípios.
Pelas urnas apuradas até agora, segundo informações que estão chegando dos fiscais da FIT U, estariam entrando Myriam Bregman, Nicolás del Caño e Romina del Plá ao Congresso. Com uma eleição histórica e 15% das mesas apuradas, em Jujuy também Alejandro Vilca entraria como deputado (...)
Nas eleições que ocorrem neste domingo, a única lista 100% verde e anti-extrativista é a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores - Unidade (FIT-U), que dentre os partidos está o PTS, organização irmã do MRT. As outras forças ou são negacionistas ou priorizam conseguir dólares para pagar o FMI, passando (...)
Os centros de votação foram abertos hoje às 8 da manhã em todo o país. Mais de 34 milhões de argentinos votam em mais de 101.457 mesas para eleger 127 deputados e 24 senadores, além de legisladores provinciais e municipais.
Durante as primeiras horas de votação, os fiscais indicaram que foram encontradas cédulas antigas correspondentes às eleições primárias e outras rasgadas. As denúncias foram feitas por representantes locais, Alejandro Vilca e Natalia Morales, e referendadas por Myriam (...)
Hoje ocorrem as eleições legislativas na argentina e votou em Neuquén, pela manhã, o operário ceramista e candidato a deputado nacional da Frente de Esquerda Unidade, Raúl Godoy (PTS), acompanhado por sua companheira de fórmula, Patricia Jure (...)
Com uma grande expectativa e diante da possibilidade de chegar ao Congresso pela primeira vez, considerando o resultado das prévias e o amplo apoio à esquerda, o gari Alejandro Vilca votou na província de Jujuy, na Argentina.
Centenas de personalidades, intelectuais, dirigentes sindicais e organizações políticas e sociais de todo o mundo assinaram essa declaração em apoio à Frente de Esquerda e dos Trabalhadores - Unidade rumo às eleições legislativas que ocorrerão nesse próximo domingo, 14 de novembro, na (...)
As diferentes forças políticas que integram a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores - Unidade (FIT-U), dentre elas o PTS, partido irmão do MRT, encerraram a campanha eleitoral para as próximas eleições legislativas que acontecerão no domingo, 14 de novembro, em todo o (...)
Seis dias antes das eleições legislativas gerais na Argentina, as principais forças políticas preparam seus eventos de encerramento de campanha. Desafios e questões internas da coalizão governamental e da oposição de direita, e as perspectivas da Frente de Izquierda -Unidad (FITU), que é a terceira (...)
Neste artigo buscaremos analisar as eleições na Argentina e a experiência da Frente de Izquierda y de los Trabajadores - Unidad, um exemplo de intervenção política nas eleições com um programa de independência de classe e em função do fortalecimento da luta dos trabalhadores, das mulheres e da juventude, (...)
Diana AssunçãoAndré Barbieri