×

Candidatura Boulos | Frente ampla de Boulos inclui senador do MDB que apoiou Bolsonaro, fortalecendo a extrema direita

O “vale tudo” da campanha eleitoral de Boulos (PSOL) pela prefeitura da São Paulo tem um novo capítulo. O mais novo aliado de sua Frente Ampla por São Paulo é Alexandre Giordano (MDB), empresário paulista e senador por SP, que foi suplente do reacionário Major Olímpio e ex-membro do PSL, antigo partido de ninguém menos que Bolsonaro, de quem foi apoiador em 2018. Mais um movimento que vira as costas para os interesses dos trabalhadores para se mostrar mais “viável” para a burguesia paulistana.

Sergio AraujoProfessor da rede municipal de São Paulo e integrante do Movimento Nossa Classe Educação

terça-feira 5 de março | Edição do dia

Imagem: reprodução/Instagram @senadorgiordano

A candidatura de Guilherme Boulos do PSOL à prefeitura de São Paulo amplia o arco das alianças com representantes da direita e do empresariado. O capitulo anterior havia sido a escolha de Marta Suplicy (recém filiada ao PT), saída diretamente das fileiras da administração municipal do bolsonarista Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo. A ex-funcionária da gestão Nunes foi apoiadora do golpe institucional em 2016 e articuladora da nefasta Reforma Trabalhista que esfola milhões trabalhadores todos os dias no país, e que diga-se de passagem o PSOL praticamente não denuncia mais. Como dissemos aqui é o “vale-tudo” da campanha de Boulos para se mostrar “viável” para a elite paulistana.

A “Frente Ampla pela democracia pelo resgate da nossa cidade [São Paulo]” de Boulos vai mais à direita. No evento de anuncio de Marta como sua vice, o candidato do PSOL afirmou que só faltava o Lula conseguir trazer Tarcísio para a frente ampla. Seu novo aliado não é Tarcísio, mas o “discreto” empresário paulista Alexandre Giordano (MDB), desafeto atual de Nunes, mas que saiu das fileiras do PSL, antigo partido de Bolsonaro de quem foi apoiador na eleição de 2018. Giordano é senador pelo MDB mas herdou a vaga como suplente de ninguém menos que seu parceiro Major Olímpio (PSL), morto em 2021, cujo reacionarismo dispensa apresentação. Para deixar mais explícito o novo aliado de Boulos é um empresários do MDB, afilhado político de Temer inclusive, ex-apoiador de Bolsonaro e que já chegou a homenagear Olavo de Carvalho em suas redes sociais!

O novo aliado de Boulos afirma que ajudará a melhorar a imagem de Boulos com empresários e comerciantes. De fato disso ele parece entender já que ele próprio é um empresário socio de várias empresas que atuam em ramos como mineração, imóveis, coleta de resíduos, distribuição de energia. Giordano carrega junto uma ficha cheia de suspeitas de ilicitudes, como ter atuado no Paraguai como lobista de uma empresa de energia dizendo representar a família Bolsonaro, além de processos judiciais incluindo dívidas trabalhistas.

Aliando-se a uma figura assim, fica mais evidente ainda que a ampliação do arco de alianças cada vez mais à direita, dessa Frente Ampla pela prefeitura de São Paulo, não objetiva outra coisa que fazer Boulos aparecer menos “radical” e mais “viável” como candidato para a Elite Paulista. Ao mesmo tempo que mostra como buscará não prejudicará seus interesses em uma eventual administração municipal. Assim, enquanto segue virando as costas para os trabalhadores, especialmente para suas lutas, a candidatura Boulos dá mais uma mostra de como a conciliação de classes, representada pela frente ampla do governo Lula e que o PSOL é parte, acaba apenas por fortalecer justamente quem dizem combater, a extrema direita.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias