Esse é mais um duro exemplo das consequências da reforma trabalhista de Temer, Congresso e STF
Redação
12:06 | Segundo estudo do IPEA, a partir de dados do final de 2021, ao menos 1,5 milhão de pessoas trabalham como entregadores e motoristas sem vínculo empregatício. 61,2% desses trabalhadores são motoristas de aplicativo ou taxistas.
Bolsonaro faz demagogia com liberação, enquanto propõe diminuir o FGTS
Cássia Silva
Segundo pesquisa realizado pelo Ipea, nos últimos 5 anos houve aumento de 72% de trabalhadores informais que trabalham como motoristas ou entregadores em aplicativos.
Assim como Lula, Paulinho da Força fala em "rever" alguns pontos da reforma, porém mantendo o central do ataque que precariza a vida dos trabalhadores.
A economia de plataforma não está gerando empregos. Ao contrário, tem excluído aqueles que têm baixo acesso a aparelhos tecnológicos. Na realidade tem aumentado drasticamente aquelas pessoas que estão há mais de dois anos buscando emprego, ou até mesmo já desistiram da (...)
Confira os principais temas da semana com o ED Comenta, nosso programa diário de segunda a sábado em vídeos de 2 minutos. Curta, comente e compartilhe!
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Um ponto levantado, ainda que formalmente, por todos os partidos de esquerda na disputa com Bolsonaro tem sido a revogação da Reforma Trabalhista. Ao mesmo tempo, a grande imprensa burguesa tem calafrios quando Lula fala de “rever” a reforma. Já Lula faz um jogo duplo, ora afirma que irá revogar a (...)
Pedro Oliveira
Em nova investida para flexibilizar ainda mais as regras trabalhistas, o governo Bolsonaro deve lançar na próxima semana um novo pacote de ajustes que inclui a formalização de trabalhos temporários no campo e também a legalização dos motoristas e entregadores de aplicativos, mais conhecida como (...)
Babi DellatorreAntônio Duarte
Desde 2015, houve um aumento de 173% entre os desempregados de longo prazo. Este aumento é um impacto direto da crise capitalista que vivemos e das políticas nefastas da Reforma Trabalhista.
Hoje, 25 de Março, se completam 7 anos do Esquerda Diário, uma mídia feita por e para trabalhadores, independente dos governos e dos patrões, parte da rede internacional La Izquierda Diario
Hoje se iniciou uma "assembleia" de acionistas da Eletrobras para decidir sua privatização, já encaminhada por Bolsonaro e o Tribunal de Contas da União (TCU)
Lula buscou justificar nesta terça-feira (15) a aproximação que ele e seu partido realizam com setores que apoiaram o golpe institucional no país, que retirou a então presidente Dilma Rousseff da presidência
Juliane Santos
Compilado de dados feito pelo Banco Central prevê desemprego acima de 10% até pelo menos o ano de 2025.
Júlio Dandão
O vendedor de balas, Hyago Macedo, foi morto em frente a estação Araribóia em Niterói por um policial militar fora do horário de serviço. O policial teria feito o disparo após supostamente pensar que o vendedor de balas iria fazer um (...)
Na última sexta (11), a Executiva Nacional do PSOL decidiu abrir negociações com o PT para apoiar a candidatura de Lula e ser parte da coordenação de campanha
Maíra Machado, professora da rede pública em Santo André-SP e dirigente do MRT, falou ao Esquerda Diário sobre a necessidade de articulação para uma grande campanha unificada contra a reforma trabalhista que assola as condições de trabalho da (...)