Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Edições ISKRA disponibilizam livro gratuito “Coronavírus e marxismo”

Redação

Edições ISKRA disponibilizam livro gratuito “Coronavírus e marxismo”

Redação

Como parte de uma perspectiva militante e como forma de colaborar com as reflexões em torno da crise sanitária iniciada pelo surgimento da pandemia de Covid-19, as Edições ISKRA disponibilizam gratuitamente o livro “Coronavírus e marxismo”

“Coronavírus e marxismo” propõe uma reflexão marxista sobre a atual crise e pretende ser uma breve contribuição das Edições ISKRA, uma editora militante feita por e para trabalhadores, para o nosso tempo.

A presente coletânea reúne quatro artigos. O primeiro, de Lewontin e Levins, dois importantes biólogos estadunidenses, discorre sobre as opções políticas e metodológicas em relação à epidemiologia que nos levaram a essa encruzilhada. O segundo, de Wallace, Liebman, Chaves e Wallace, analisa os descaminhos globais dos grupos econômicos estadunidenses e suas conexões com a origem da pandemia. O terceiro, de Simone Ishibashi, em diálogo com Foucault, Agamben, Zizek, Panagiotis, problematiza e debate os conceitos de “biopolítica” e “biopoder”, que foi reavivado pela realidade do aprisionamento dos corpos no interior das casas, pelo silêncio angustiante das ruas de imensas capitais e, sobretudo, pela utilização de medidas autoritárias e repressivas por diversos governantes mundo afora. O quarto artigo, de Iuri Tonelo, analisa o percurso do capital e das economias mundiais diante da pandemia.

Clique na imagem abaixo para ler no navegador. Se preferir, baixe o e-book para ler em seu e-Reader. A publicação on-line está habilitada para permitir o download em PDF, fique à vontade para baixar, caso prefira ler dessa forma.

Baixe o ebook (epub) aqui: https://www.dropbox.com/s/0al8w7qw05rlxwb/CoronavirusMarxismo.epub?dl=0

veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Coronavírus]   /   [Edições Iskra]   /   [Marxismo]

Redação

Comentários