SEMANÁRIO 17 . 11 . 19 O paraíso em 12 parcelas. O cidadão-consumidor no lulismo e no bolsonarismo Ricardo Sanchez
SEMANÁRIO 17 . 11 . 19 Edições ISKRA lançam A revolução e o negro: um diálogo entre os negros do mundo Paula Almeida
SEMANÁRIO [França] As greves selvagens ou o espírito dos Coletes Amarelos no movimento operário Juan Chingo
SEMANÁRIO O paraíso em 12 parcelas. O cidadão-consumidor no lulismo e no bolsonarismo Ricardo Sanchez A centralidade com que a disputa política brasileira se centra no consumidor, seja ele o trabalhador ou o cidadão dito de bem, não é nada natural e automática produto inevitável do capitalismo. É também uma construção histórica. Entender o lugar do trabalhador-consumidor na hegemonia lulista é crucial para entender como ela foi parte da abertura de caminho ao golpismo e, como seu reavivamento no discurso de Lula não pode levar a superação do golpismo e suas raízes.
SEMANÁRIO Edições ISKRA lançam A revolução e o negro: um diálogo entre os negros do mundo Paula Almeida Vem aí a segunda edição de A revolução e o negro – textos do trotskismo sobre a questão negra, com escritos de Leon Trótski, C. L. R. James, George Breitman, entre outros, uma contribuição das Edições Iskra, do Esquerda Diário e do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) aos debates em torno do marxismo e da questão negra.
SEMANÁRIO Vladimir Safatle: “A capacidade de constituição de novos horizontes da esquerda brasileira, hoje, é nula” Edison Urbano Entrevistamos o filósofo e professor da USP Vladimir Safatle, sobre seu livro mais recente, o novo ciclo da luta de classes marcado pelo atual processo em curso no Chile, e sobre a situação brasileira com o governo Bolsonaro e os impasses da esquerda.