×

Crise ambiental | Sustentar o lucro de 50 capitalistas consome água que abasteceria 46% dos brasileiros

terça-feira 31 de outubro de 2023 | Edição do dia

Segundo dados do levantamento feito pela Agência Pública, essas 50 empresas concentram 5,2 trilhões de litros por ano, suficiente para abastecer, por um ano, 93,8 milhões de pessoas (mais de 46% da população, segundo o Censo 2022).

As empresas que lideram o ranking de direito a usar fontes de água no Brasil, somente das fontes federais (que atravessam fronteiras e estados) são gigantes do agronegócio, do setor sucroalcooleiro e do papel e celulose, entre outras companhias, espalhadas por 139 municípios de 19 estados brasileiros nas cinco regiões do país, mais da metade em MG, BH e SP.

Quem mais consome é o agronegócio. Mais de uma empresa já foi acusada de trabalho escravo, e outras que acumulam multas ambientais milionárias, tem histórico de desmatamento e grilagem e tiveram condenação por poluição. Essas empresas possuem outorga, licença concedida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), para captação de em fontes superficiais e subterrâneas, desde lagos e rios a aquíferos, e não pagam quase nada com isso. A arrecadação da ANA com a cobrança pelo uso da água nas bacias federais foi de apenas R$ 103 milhões em 2021 – cerca de 1,7% da receita de apenas uma das empresas. A cobrança pelo uso da água depende de fatores como a formulação de um plano de bacia e o estabelecimento de um comitê de bacia, o que não está feito em todos os lugares.

A maior licença poderia abastecer Amazonas inteiro duas vezes, enquanto a bacia amazônica sofre com seca histórica, colocando diversas cidades em estado de emergência. 15,8% dos brasileiros não têm acesso a água tratada e 45% não têm esgotamento sanitário. Os donos da água são os grandes capitalistas, enquanto a grande mídia e os liberais responsabilizam a população, dizendo para tomar banhos mais curtos e fechar as torneiras. São esses os grandes responsáveis pela crise ambiental, que acarreta a crise climática, que estamos vivendo. Pela expropriação de todas essas grandes empresas e que sejam colocadas sobre controle dos trabalhadores! Por uma reforma agrária! Que os capitalistas paguem pela crise.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias