Economia

DÍVIDA

1 milhão de pessoas endividadas na região de Campinas

Chico Nery

Professor da rede pública de Campinas

domingo 17 de setembro| Edição do dia

De acordo com levantamento recente feito pela Associação Comercial e Industrial em Campinas(ACIC), 1,06 milhão de pessoas estão endividadas, com pendências no comércio na Região Metropolitana de Campinas(RMC) acumuladas nos últimos 5 anos. O valor chegaria a 766 milhões de reais, e de janeiro a agosto seriam 440. 771 carnês sem pagamento.

O endividamento é uma clara expressão da crise econômica em nosso país. Esses dados mostram que uma de cada 3 pessoas das cidades da RMC possuem dívidas. Essa bola de neve que atropela as famílias trabalhadoras brasileiras, apenas aumenta, em um país cujo modelo econômico histórico mantido e desenvolvido pelos governos do PT nos últimos anos, faz com que os trabalhadores e o povo pobre paguem as maiores tarifas do mundo no cartão de crédito e nos empréstimos, enquanto os banqueiros, latifundiários e empresários possuam suas dívidas perdoadas e zeradas, como mostram as recentes medidas do governo Temer. A preocupação dos poderosos é apenas uma: aumentar a exploração sobre os trabalhadores, enquanto os ricos seguem com sua fortunas.

Apesar dessa situação que atinge os mais pobres de Campinas e da região, os governos não poupam ataques: Temer reajustará o salário mínimo em 2018 em R$ 10,00 abaixo do necessário, Alckmin corta a merenda das crianças nas escolas e Jonas aumentou o IPTU. Querem que os trabalhadores paguem essa crise que foi criada pelos empresários, políticos da ordem e seus esquemas. Nossas vidas valem mais que o lucro deles.




Tópicos relacionados

Campinas   /    Economia

Comentários

Comentar