MRT

PORTO ALEGRE

Trabalhadores do Hospital Conceição no RS protestam contra a privatização e a falta de EPIs

No início da tarde desta quarta-feira (14), trabalhadores do GHC (Grupo Hospitalar Conceição) realizaram um protesto no pátio do Hospital Nossa Senhora da Conceição contra a privatização.

sexta-feira 15 de maio| Edição do dia

Os trabalhadores estavam no protesto para denunciar o plano de privatização do GHC (Grupo Hospitalar Conceição) através de parcerias público-privadas (PPP), divulgado oficialmente pelo Ministério da Economia em seu website no dia 22 de abril. Essa medida de privatização de nada tem a ver com os interesses da população: abrir espaço para as parcerias público-privadas aumenta a margem de desvio da verba pública e aumenta o favorecimento dos grandes empresários, fazendo até mesmo os hospitais e sistemas de saúde como fonte de lucro para os grandes empresários.

Os trabalhadores em ato também exigiram o imediato afastamento dos trabalhadores que compõem o grupo de risco para a Covid-19, assim como o fornecimento adequado de EPIs de qualidade e a testagem rápida e massiva para todos os servidores, inclusive os assintomáticos.

Para garantir a saúde desses trabalhadores, é necessário que sejam disponibilizados equipamentos de segurança adequados a todos aqueles que trabalham dentro dos hospitais, junto de testes para evitar a contaminação em massa desses trabalhadores, que já está em curso. Para além disso, para dar conta de frear a pandemia da Covid-19, é necessário acabar com a privatização do sistema de saúde e nacionaliza-lo sob controle dos trabalhadores, para que haja a garantia da distribuição de leitos suficientes, com a contratação em massa de profissionais da saúde que estão desempregados e estudantes das universidades que podem auxiliar nesse combate.

Apenas a partir dessas medidas emergenciais será possível começar a travar uma batalha real contra a pandemia, garantindo a saúde daqueles que estão na linha de frente. A saúde não pode ser a fonte de lucro de poucos empresários.




Tópicos relacionados

Coronavírus   /    Porto Alegre   /    Privatização   /    MRT   /    Saúde

Comentários

Comentar