×

Todo apoio! | Trabalhadores de subsidiárias da Petrobras se mobilizam em todo país e algumas unidades fazem greve de 24h

Essas mobilizações fazem parte de um calendário de lutas construído pelas duas federações das categorias: a FUP, ligada a CUT, e a FNP, onde atuam setores à esquerda da central sindical. Hoje os trabalhadores de todas as subsidiárias do sistema Petrobras se mobilizaram fazendo atrasos de várias horas nas usinas e administrativo da Petrobras Biocombustível (PBIO), na TBG (Transportadora Brasil-Bolívia) e na Transpetro (Petrobras transportes), a mobilização aconteceu de norte a sul do país, em todos terminais, unidades. Em algumas unidades a mobilização foi além envolvendo a paralisação de 24h, tal como aconteceu no Terminal da Baía de Guanabara (TABG) e no setor de apropriação da sede da Transpetro

segunda-feira 30 de outubro de 2023 | Edição do dia

A empresa, sob nova gestão, continua sendo gerida em benefícios de seus acionistas, em sua maioria, imperialistas detentores das ações da empresa em Nova York e Madrid. A demonstração do ânimo de luta dos petroleiros, que acontece ao mesmo tempo em que acontecem fortes ataques aos trabalhadores de São Paulo, com o governo privatista do bolsonarista Tarcísio, mostram que existe a possibilidade de avançar na coordenação da luta dos trabalhadores, como a partir de São Paulo, junto a petroleiros e outras categorias, e a possibilidade de organização de uma grande luta dos trabalhadores contra as privatizações de demais demandas da classe trabalhadora.

Esses setores expressam além de repúdio à proposta da empresa, que exibe continuidade dos ataques neoliberais de Temer e Bolsonaro, lutam pela incorporação das subsidiárias a empresa Petrobras, e lutam também por direitos específicos como adicionais de área de campo no TAPG e adicional de apropriação na Transpetro. O Esquerda Diário esteve presente na mobilização do TAPG, que veio de greve semanas atrás, os terceirizados seguem em greve pelo seu acordo coletivo. Na Transpetro envolveu um importante ato, envolvendo o atraso no Centro Nacional de Controle, que contou também com a participação dos trabalhadores da PBIO e TBG, além dos setores da apropriação da Transpetro.

É fundamental que os petroleiros tomem com suas mãos os rumos deste movimento, confiando em suas forças, sabendo que o governo de conciliação de Lula e Alckmin segue gerindo a empresa em benefícios dos acionistas, bem como, vem promovendo uma série de ataques aos direitos dos trabalhadores, como algumas privatizações de refinarias no RN, o arcabouço fiscal, cortes na saúde e na ciência, como aconteceu com a CAPES na última semana, e do apoio ao governo assassino de Claudio Castro no RJ. Todo apoio à luta dos petroleiros!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias