×

Greve Nacional | Trabalhadores da UFPE fazem ato em frente a reitoria contra a represália aos grevistas através do ponto eletrônico

terça-feira 12 de março | 23:25

Nesta terça-feira foi iniciada a greve nacional dos técnicos administrativos em educação. Os servidores da UFPE se somaram à luta pelo reajuste no salário. A Faísca Revolucionária e o Esquerda Diário esteve mais uma vez presente na manifestação dos trabalhadores em defesa do pagamento do reajuste salarial e contra as represálias da reitoria ao movimento grevista, levando solidariedade aos trabalhadores na unidade da juventude com a classe trabalhadora.

A reitoria da UFPE prometeu aos trabalhadores que não haveria nenhum tipo de retaliação, no entanto o que aconteceu foi que a reitoria não cumpriu com o prometido e no primeiro dia de greve os trabalhadores tiveram descontos no registro do ponto eletrônico. Segundo os trabalhadores, se a reitoria continuasse com esse tipo de postura seria a primeira greve da categoria a sofrer retaliação na UFPE, coisa que, segundo eles não aconteceu nem com reitores abertamente de direita, ao contrário desta, que faz demagogia com os trabalhadores e estudantes.

Em ato, os trabalhadores entraram na reitoria exigindo que a reitoria cumpra aquilo que prometeu, afirmando que admitiram qualquer retaliação e não pagariam nenhum ônus pela greve. Frente a centena de trabalhadores diante da reitoria, esta teve de se comprometer a solucionar o desconto no ponto eletrônico.

Entretanto, as atitudes da reitoria comprovam que apenas a luta dos trabalhadores confiando em suas próprias forças é capaz de impedir a retaliação contra a greve assim como a conquista de suas demandas.

Vale lembrar também que o ponto eletrônico é um ataque a toda a categoria de servidores, pois aumenta e automatiza a vigilância e controle dos trabalhadores, podendo ser usado, como se revelou neste primeiro dia de greve, como instrumento de assédio moral e coerção contra os grevistas.
É de extrema importância a luta dos trabalhadores que enfrenta o arrocho salarial do governo de conciliação e frente ampla do Lula-Alkmin que vem mantendo e aplicando diversos cortes na educação e sem nenhuma confiança na reitoria que administra esses cortes.

O Esquerda Diário e a Faísca Revolucionária mais uma vez se coloca ombro a ombro com os trabalhadores para que conquistem suas reivindicações e se solidarizando contra qualquer tipo de coerção e represália por parte da reitoria ou do governo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias